Notícias - 16 de março de 2020 Spin-off Apoio ao Comércio Cresce o número de empresas que nascem dentro de outras empresas e ganham vida própria – processo conhecido como spin-off (subproduto, em inglês). No mundo dos negócios, um exemplo de spin-off é a Smiles, programa de fidelidade da companhia aérea Gol que, em 2013, se tornou uma empresa independente. Hoje, a transformação digital no ambiente corporativo está tornando esse processo tendência no mercado. Companhias tradicionais têm deslocado parte de suas equipes para o desenvolvimento de projetos inovadores, que, quando dão certo, podem trilhar um caminho próprio. Isso permite que essas novas empresas ofereçam respostas mais rápidas aos anseios dos consumidores com produtos e serviços que fogem à atividade principal da companhia-mãe. Por isso, as spin-offs devem crescer nos próximos anos”, diz Guilherme Arradi, gerente de inovação do Sebrae-SP. A empresa de gestão financeira F360º foi criada pelo franqueado de O Boticário Henrique Carbonell, que enfrentava dificuldades para gerenciar os caixas de suas 14 unidades da marca. Para solucionar o problema, Carbonell contratou o programador Luiz Saouda, que acompanhou a rotina do empresário por um ano para criar uma plataforma que integra os processos financeiros de uma franquia. Então, os dois perceberam que outros franqueados também teriam interesse em usar a ferramenta. Em 2013, a plataforma virou uma empresa e Saouda, seu sócio. Hoje, a F360º atende 180 marcas em todo o país e é parceira de O Boticário, fornecendo o software de gestão financeira a cerca de 85% dos franqueados da rede, com mensalidades e taxas de implantação mais vantajosas. No ano passado, a companhia faturou R$ 8 milhões. Em 2020, deve dobrar de tamanho, segundo previsão de Carbonell, que ainda administra 18 unidades de O Boticário. Já o empresário Maurício Cardoso deixou o cargo de diretor da empresa de ecommerce WebContinental para se arriscar em uma nova empreitada. Em 2011, a partir de dificuldades em mapear a concorrência da companhia, ele desenvolveu a WebGlobal, tecnologia para monitoramento do mercado online. O investimento inicial, de aproximadamente R$ 200 mil, foi todo bancado pelo empresário e seu sócio. Cinco anos depois, Cardoso se separou da empresa-mãe para apostar no produto derivado. A decisão foi motivada pelo potencial de crescimento no setor. “Poucas companhias têm muita participação no mercado do varejo, e a tecnologia de inteligência cada vez mais faz a diferença nesse segmento”, afirma Cardoso. No ano passado, a WebGlobal cresceu 70%. A economia tributária e a oportunidade de melhor explorar comercialmente o negócio são outros motivos para empreendedores decidirem separar seus negócios. O advogado Francisco Figueiredo, dono de um escritório de contabilidade, detectou demanda de seus clientes pelo serviço de assessoria empresarial, que auxilia na abertura de negócios e na modificação do contrato social. Em 2017, ele decidiu dividir as duas empresas, que ainda hoje compartilham o mesmo espaço físico. Seu único gasto foi de R$ 2.000, para a criação de um novo CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica). Assim, Figueiredo pôde investir no desenvolvimento de redes sociais e sites separados, que aumentaram o alcance dos anúncios de seus serviços. Juntas, as duas empresas têm faturamento de R$ 2 milhões por ano. A spin-off também trouxe economia de 30% no pagamento de impostos, afirma Figueiredo. Isso porque, ao separar as receitas, as taxas tributárias também mudaram. “Além disso, se um cliente tem algum problema com a empresa de assessoria empresarial, ele não vai associá-la ao escritório de contabilidade, e vice-versa.” Fonte: Folha de São Paulo Publicações similares Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou … Apoio ao Comércio 26 de janeiro de 2024 EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …