Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Um preço para chamar de seu

Apoio ao Comércio


Estamos vivendo uma nova realidade inflacionária estrutural global balizada pelo crescimento do acesso e uso da internet. Os omniconsumidores pesquisam, comparam e compram onde recebem mais por menos. E isso é um fenômeno global com impacto nas economias locais em muitos países, que altera estruturalmente a inflação, especialmente de produtos. O fenômeno da expansão do uso da internet tem proporcionado um efeito econômico paralelo que envolve uma pressão crescente sobre os preços dos produtos de toda natureza. O hábito cada vez mais difundido de pesquisar muito mais para comprar está disseminando o que podemos caracterizar como uma onda global de pressão estrutural de redução de preços.


Isso fica muito mais evidente no comportamento dos preços de produtos no ambiente do e-commerce, onde a pressão da rentabilidade nesse canal é constante e crescente, o que gera uma concorrência muito maior, enfrentada pela estratégia de preços dinâmicos, aquela prática que, no extremo e nos modelos mais avançados, induz a um preço que é quase que individual, personalizado, a partir do perfil do omniconsumidor, do momento e de outros aspectos mais.


Mas esse modelo gradativamente migra para o mundo físico, ou se preferirem, para o mundo híbrido do físico temperado com digital, espalhando o fenômeno para além dos canais digitais. Como no caso das recém-lançadas livrarias da Amazon. É um bom exemplo, onde os preços dos produtos não estão expostos e você deve usar seu celular para saber o SEU preço, baseado no fato de ser um cliente Prime, o programa de relacionamento da Amazon, ou não.


Ou outros fatores passíveis de serem usados dentro da estratégia de preço dinâmico, resultado de equações e análises, com inúmeras variáveis, que podem fazer com que o preço se altere a cada momento e, no final, seja customizado. Vamos conhecer o período onde cada um, no limite, terá um preço para chamar de seu.


O impacto global dessa evolução vai amplificar a visão de pressões constantes nos preços dos produtos com reflexos na rentabilidade dos negócios, como já ocorre nos canais digitais e se espalhará com consequências em outros canais de vendas.


O movimento onde os maiores operadores dos canais digitais concentram sua maior atenção nos modelos de Market Places, também pode ser considerado uma das consequências do movimento que vivemos no momento. Os grandes operadores que vinham enfrentando enorme pressão na sua rentabilidade operacional para crescer sua participação no canal digital, com sua linha tradicional de produtos, elegem o Market Place como alternativa para aumentar suas vendas e participação, com revenda ampla de produtos de outros operadores em busca de espaço de relacionamento digital.


Ao fazerem isso, amplificam o efeito estrutural e disseminam ainda mais a concorrência em preços com impacto na depressão da inflação em regiões e mercados mais amplos. Logicamente, ainda não podemos determinar relação de causa e efeito nessa tese, ao compararmos os indicadores atuais de inflação no Brasil, surpreendentemente baixos, os menores dos últimos 18 anos, mas é possível, de forma liminar, considerar que isso também deve estar impactando esse comportamento. Se de um lado é positivo e desejável, de outro, cria uma perspectiva que conduz a um inevitável processo de pressão competitiva e de rentabilidade dos negócios.


Fonte: Mercado&Consumo


 


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …