Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Variação do IPCA fica em 0,08% em junho

Apoio ao Comércio


A inflação medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do IBGE, que é considerado a medida oficial de inflação pelo governo, teve uma alta muito pequena de 0,08% em junho (em maio a alta foi de 0,36%). Essa foi a menor alta do IPCA desde agosto de 2010, quando ela foi de 0,04%.


O Grupo de Transporte foi o responsável pela principal influência na queda no resultado do índice, com variação negativa de -1,18%, influenciado principalmente pela queda nos preços dos automóveis, em função da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), promovida pelo Governo Federal.


Apesar da desaceleração da inflação do Grupo de Alimentos, que cresceu 0,68% em junho em comparação ao crescimento de 0,73% em maio, este grupo ainda foi o responsável pela maior alta. do IPCA.


O Índice acumulado dos últimos doze meses vem apresentando constante queda. Em setembro de 2011, o IPCA estava em 7,31%, já o índice calculado em junho de 2012 chegou ao patamar de 4,92%. A expectativa é de que os preços continuem crescendo, porém de forma menos acelerada. De acordo com o último Boletim Focus publicado pelo Banco Central, o mercado espera que o IPCA termine o ano de 2012 em 4,85%.


Publicações similares

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …