Notícias - 18 de abril de 2013 Vendas pela internet Apoio ao Comércio O comércio eletrônico, modalidade de vendas que cresce a cada dia no país, foi tema de uma palestra ministrada na reunião quinzenal do CDL Jovem, realizada nesta quarta-feira (17), na sede da CDL/BH, pela consultora e especialista em e-commerce, Cláudia Rocha. A especialista abordou sobre as características das vendas pela internet, principais vantagens para o empresário, evolução desta modalidade de negociação e sobre os principais passos para quem deseja abrir uma loja virtual. Segundo a consultora, existem muitas vantagens para uma empresa passar a vender também pela internet: o negócio é aberto 24 horas por dia, pode conquistar clientes de qualquer parte do mundo, tem um custo de pessoal menor, investe basicamente em atendimento, logística e marketing, e parte dos custos é proporcional às vendas efetuadas. Para abrir uma loja virtual, o primeiro passo é planejar muito, pois, de acordo com Rocha, grande parte dos negócios fracassa por falta de planejamento. O empresário tem que conhecer muito sobre o segmento em que vai atuar, saber quem são seus potenciais clientes, conhecer os concorrentes e como eles trabalham. Rocha afirma que atualmente existem muitos mercados saturados e é preciso sair fora deles, pois não é possível concorrer com grandes players, e a solução é procurar um diferencial competitivo. Esse diferencial pode estar na segmentação, ou fazer o que ninguém fez ainda. Mas nesse caso, segundo a especialista, é bom ter pressa, para que ninguém lance a ideia antes. O próximo passo é escolher a infraestrutura do site. De acordo com Rocha, o custo para criação de um site de e-commerce varia de acordo com a plataforma a ser utilizada e as formas de pagamento. Também é necessário investir em mecanismos de segurança tanto para o cliente, quanto para evitar fraudes na empresa. Na operação da loja virtual, Rocha afirma serem essenciais um serviço de atendimento ao consumidor, investir em logística para que cumpra os prazos e mantenha o controle de estoque corretamente, e um cuidado especial no cadastro dos produtos, pois é da forma como eles são escritos que o Google o encontra nas buscas. Rocha aconselha ainda um investimento em marketing, e salienta ser importante a divulgação dos produtos pela internet. “Se o seu cliente está na internet, é lá que você tem que estar também, mostrando que sua empresa é real e confiável”, afirmou. Divulgação em redes sociais, grandes portais, sites comparadores de preço, e-mail marketing e links patrocinados no Google, são outras indicações da especialista para divulgação. Posse Durante a reunião, o presidente do CDL Jovem empossou a nova Comissão de Sindicância do grupo, para o biênio 2013-2014. A nova Comissão é presidida pelo diretor Roberto Campolina e conta também com os diretores Renato Caetano e Antônio Chaves. Publicações similares Apoio ao Comércio 26 de março de 2024 APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças … Apoio ao Comércio 19 de março de 2024 INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024 Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, … Apoio ao Comércio 14 de março de 2024 CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou … Apoio ao Comércio 26 de janeiro de 2024 EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …