Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Vetores de Crescimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Atuação Social

O Diretor Geral do Instituto Horizontes, Hudson Navarro, foi o convidado especial da reunião semanal do Conselho Consultivo da CDL/BH, realizada nesta quinta-feira, 16, na sede da Entidade. O presidente Bruno Falci disse que convidou pessoalmente o diretor, devido à importância de conhecer detalhes e o crescimento da região no entorno de Belo Horizonte.
 
Hudson Navarro apresentou o Instituto Horizontes, que é uma organização da sociedade civil de interesse público e busca analisar e promover diagnósticos dedutivos e indutivos para o crescimento organizado e perene das regiões estudadas. 
 
“Nós levamos em consideração dois fatores, que é o planejamento e a atuação sistêmica, precisamos entender os problemas atuais e o grande desafio é fazer com que os municípios interajam com os seus vizinhos”, explicou Navarro. 
 
Dentro deste planejamento sistêmico, Navarro explicou que, normalmente os prefeitos realizam seus planejamentos individualizados e que é preciso motivá-los para o planejamento aberto, com atuação conjunta com os demais prefeitos.
 
Navarro expôs também importantes projetos que o Instituto já realizou, entre eles o diagnóstico da construção da Cidade Administrativa no bairro Serra Verde ao invés do bairro Carlos Prates, como planejava o Governo de Minas. “Nós já podemos perceber o impacto da Cidade Administrativa no Vetor Norte, o grande desenvolvimento que proporcionou na região”, justifica o diretor.
 
Outro vetor que foi beneficiado com os diagnósticos do Instituto Horizontes foi o Vetor Sul. Segundo o diretor, depois de reuniões com 107 representantes de Entidades e líderes comunitários locais, o Instituto propôs 26 intervenções na região. “Uma delas, por exemplo, foi adotada pela prefeitura de Nova Lima, que editou uma nova Lei para uso e ocupação do solo”.
 
Assim, Navarro apresentou para cada vetor suas potencialidades e dificuldades. No vetor Noroeste, ele disse que a grande dificuldade é acabar com o efeito pêndulo, em que as pessoas usam as cidades dessa região apenas como dormitório, pois trabalham em Belo Horizonte, saindo de manhã e voltando a noite.
 
Já o vetor Oeste, ele explicou a importância do planejamento estratégico para o crescimento com valorização do meio ambiente. “Nessa região de grande bacia de rios, é preciso criar corredores ecológicos para manter essas bacias preservadas, o rio Paraopeba, por exemplo, vem sendo destruído”, justificou o diretor. Além disso, é uma região com grande oferta de mão de obra, devido ao grande número de casas entregues pelo programa Minha Casa, Minha Vida. 
 
Bráulio Filgueiras
Comunicação e Marketing CDL/BH
 

Publicações similares

Atuação Social
4 de outubro de 2023
FUNDAÇÃO CDL-BH É HOMENAGEADA PELOS 37 ANOS DE ATIVIDADE

A Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), recebeu nessa …

Atuação Social
4 de outubro de 2023
COM 245 MUNICÍPIOS ATENDIDOS, CAMPANHA SOS CHUVAS 2022/2023 AJUDOU MAIS DE 43 MIL PESSOAS EM MINAS GERAIS

Mais de R$ 1,5 milhão em recursos foram disponibilizados por meio de cartões humanitários. Doações para a …

Atuação Social
2 de outubro de 2023
ARTIGO – O PRIMEIRO PASSO PARA LIVRAR AS RELAÇÕES DE CONSUMO DE ATOS RACISTAS

Marcelo de Souza e Silva Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) No …