Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Você conhece o portal para soluções de conflitos dos consumidores?

Apoio ao Comércio


Poucas pessoas conhecem, mas o Governo Federal possui uma plataforma na internet que auxilia os consumidores na resolução de conflitos, antes mesmo de acionar a Justiça.


consumidor.gov.br foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, e é monitorado em conjunto com os Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, Agências Reguladoras, entre outros órgãos públicos, e também por toda a sociedade. 


consumidor.gov.br é um serviço público que permite tratativas diretas entre os consumidores e as empresas, objetivando solução de conflitos através do site na internet www.consumidor.gov.br.


A ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada, visando ampliar o atendimento aos consumidores, incentivar a competitividade pela melhoria da qualidade de produtos/ serviços e do relacionamento entre consumidores e empresas, aprimorar as políticas de prevenção de condutas que violem direitos do consumidor e promover a transparência nas relações de consumo.


Atualmente 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 (sete) dias.


Esclarecemos que a participação das empresas na plataforma, só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, que ocorre por meio da assinatura de termo no qual a empresa se compromete em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. Sendo possível verificar no site as empresas participantes.


Já o consumidor, que pretende utilizar a plataforma, deverá se identificar e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação exposta.


Fonte: www.consumidor.gov.br


Departamento Jurídico – CDL/BH


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …