Notícias - 25 de setembro de 2019 Você conhece o portal para soluções de conflitos dos consumidores? Apoio ao Comércio Poucas pessoas conhecem, mas o Governo Federal possui uma plataforma na internet que auxilia os consumidores na resolução de conflitos, antes mesmo de acionar a Justiça. O consumidor.gov.br foi desenvolvido pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon, do Ministério da Justiça, e é monitorado em conjunto com os Procons, Defensorias Públicas, Ministérios Públicos, Agências Reguladoras, entre outros órgãos públicos, e também por toda a sociedade. O consumidor.gov.br é um serviço público que permite tratativas diretas entre os consumidores e as empresas, objetivando solução de conflitos através do site na internet www.consumidor.gov.br. A ferramenta possibilita a resolução de conflitos de consumo de forma rápida e desburocratizada, visando ampliar o atendimento aos consumidores, incentivar a competitividade pela melhoria da qualidade de produtos/ serviços e do relacionamento entre consumidores e empresas, aprimorar as políticas de prevenção de condutas que violem direitos do consumidor e promover a transparência nas relações de consumo. Atualmente 80% das reclamações registradas no consumidor.gov.br são solucionadas pelas empresas, que respondem as demandas dos consumidores em um prazo médio de 7 (sete) dias. Esclarecemos que a participação das empresas na plataforma, só é permitida àqueles que aderem formalmente ao serviço, que ocorre por meio da assinatura de termo no qual a empresa se compromete em conhecer, analisar e investir todos os esforços disponíveis para a solução dos problemas apresentados. Sendo possível verificar no site as empresas participantes. Já o consumidor, que pretende utilizar a plataforma, deverá se identificar e comprometer-se a apresentar todos os dados e informações relativas à reclamação exposta. Fonte: www.consumidor.gov.br Departamento Jurídico – CDL/BH Publicações similares Apoio ao Comércio 18 de maio de 2022 Prefeitura de Belo Horizonte prorroga pagamento do IPTU do mês de maio Nesta quarta-feira, 18, por meio da Portaria SMFA nº 033/2022, o Município de Belo Horizonte prorrogou … Apoio ao Comércio 13 de maio de 2022 Confira o que foi destaque nas casas legislativas nesta semana A CDL/BH acompanha de perto os trabalhos no Legislativo e atua para incentivar as proposições e … Apoio ao Comércio 3 de maio de 2022 Prorrogado o prazo de adesão aos parcelamentos de débitos da união Na última sexta-feira, 29 de abril, por meio da Portaria nº 3.714/2022 a Procuradoria Geral da … Apoio ao Comércio 28 de abril de 2022 CDL/BH assegura aos lojistas da capital que o comércio pode funcionar no feriado de 1 de Maio A CDL/BH assegura aos lojistas que o comércio pode funcionar neste feriado. A Portaria 1.809/2021, que …