Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Oferta de crédito nas ruas

Apoio ao Comércio


Atenção associado! Foi regulamentada a lei que proíbe a abordagem dos pedestres para oferta de crédito na capital.

Aquela prática das empresas que vendem linhas de crédito em geral, de captar clientes que trafegam pelos grandes centros de Belo Horizonte, fica proibida com o advento da Lei 10.042/2010.


A partir de dezembro de 2010 as empresas que atuam nesse ramo devem obedecer referida lei, mudando sua forma de divulgar suas atividades e conquistar os clientes. Isto é, ao oferecer o seu produto, o agente deve prestar todas as informações necessárias relativas aos juros, valores das parcelas, valor total a ser pago e também deve deixar o cliente à vontade para decidir pela contratação ou não do serviço.


Isso porque, com base no código de defesa do consumidor, as relações de consumo devem ser transparentes e harmônicas, o que, inegavelmente, traz segurança para ambas as partes contratantes.


O associado, portanto, deve ficar atento à referida lei que entrou em vigor no dia 23/12/2010, mas só agora foi regulamentada pelo Poder Executivo. Ela prevê em seu texto notificação e multa diária no valor de R$ 800,00 às instituições financeiras, correspondentes bancários ou empresas que infringirem a determinação legal. No que couber, ainda aplicam-se às infrações, o previsto no Código de Posturas do Município de Belo Horizonte (Lei nº 8.616/03) e seu regulamento.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
5 de dezembro de 2025
Contratação de trabalhadores temporários no Natal é a forma mais prática e segura de reforçar as equipes do comércio

No período de Natal, quando o movimento nas lojas aumenta bastante, muitos lojistas precisam reforçar suas …

Apoio ao Comércio
4 de dezembro de 2025
Comércio de BH pode abrir no feriado de 8 de dezembro; veja as regras

O comércio varejista da capital mineira está autorizado a abrir nesta segunda-feira, dia 8, data em …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal BH Iluminada 2025: circuito transforma a cidade em um grande palco de experiência e turismo

Projeto democratiza a celebração natalina com atrações gratuitas na Praça Sete e grandes árvores pela capital Belo …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal em BH tem expectativa de consumo aquecido

Estimativa da CDL/BH é que as vendas da data movimentem R$ 2,55 bilhões na economia da …