Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

BH é a grande capital onde os bares e restaurantes estão há mais tempo fechados

Notícias gerais

Belo Horizonte completa nesta quinta-feira, dia 20, exatos cinco meses de fechamento do comércio. A maior quarentena do mundo. Nesse período, milhares de comerciantes da capital viram seus negócios fechar definitivamente. 

Segundo estatísticas oficiais, mais de 10 mil empresas encerraram seus negócios e cerca de 30 mil trabalhadores já perderam seus empregos. Desde o dia quatro de agosto, as lojas podem abrir apenas três dias por semana, uma ação que ameniza, mas que não socorre a economia da cidade, que tem no setor de comércio de bens e serviços 72% de seu PIB. 

Situação pior ainda vivem os bares e restaurantes, que amargam cinco meses de mesas vazias. Belo Horizonte é a única grande capital do país, com mais de um milhão de habitantes, que ainda não teve o seu segmento gastronômico reaberto.A capital gaúcha, Porto Alegre, foi a primeira a permitir a retomada das atividades dos bares e restaurantes. 

No dia 20 de maio, eles reabriram as portas. No dia 23 de junho algumas restrições impediram o funcionamento, que foi retomado no último dia 14. Curitiba (PR) reabriu no dia 19 de junho. Em Fortaleza (CE), a abertura foi autorizada no dia 22 de junho. 

No dia 2 de julho, a cidade do Rio de Janeiro autorizou a reabertura de bares e restaurantes. Logo em seguida, no dia 6 de julho, foi a vez dos paulistanos se reencontrarem com a gastronomia da cidade. A capital federal, Brasília, reabriu o setor no dia 15, seguida por Recife, no dia 20 do mesmo mês. Salvador reiniciou os trabalhos no dia 10 de agosto.


Em Belo Horizonte, a reabertura dos bares e restaurantes, nem mesmo escalonada, está prevista pela Prefeitura. Nesta semana, o prefeito Alexandre Kalil convocou uma reunião na prefeitura e chamou algumas entidades do setor.

O prefeito não deu a menor previsibilidade para a reabertura dos bares e restaurantes. “Estamos falando da capital mundial dos bares que, até o momento, é a única cidade do mundo com bares e restaurantes fechados por tanto tempo. Os indicadores que a prefeitura tem como referência para a flexibilização já nos mostram que a reabertura já é possível, sim”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Publicações similares

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal BH Iluminada 2025: circuito transforma a cidade em um grande palco de experiência e turismo

Projeto democratiza a celebração natalina com atrações gratuitas na Praça Sete e grandes árvores pela capital Belo …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal em BH tem expectativa de consumo aquecido

Estimativa da CDL/BH é que as vendas da data movimentem R$ 2,55 bilhões na economia da …

Notícias gerais
6 de novembro de 2025
Belo Horizonte libera acesso ao programa BH Nota 10, que garante desconto de até 30% no IPTU de 2026

Os moradores de Belo Horizonte já podem acessar o BH Nota 10, programa que oferece desconto …

Notícias gerais
3 de novembro de 2025
Comércio considera positivo pacote de incentivos da PBH para ocupação do Centro de BH

CDL/BH reforça que a iniciativa estimula a revitalização urbana, fortalece o comércio e valoriza a cultura …