Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

BH é a grande capital onde os bares e restaurantes estão há mais tempo fechados

Notícias gerais

Belo Horizonte completa nesta quinta-feira, dia 20, exatos cinco meses de fechamento do comércio. A maior quarentena do mundo. Nesse período, milhares de comerciantes da capital viram seus negócios fechar definitivamente. 

Segundo estatísticas oficiais, mais de 10 mil empresas encerraram seus negócios e cerca de 30 mil trabalhadores já perderam seus empregos. Desde o dia quatro de agosto, as lojas podem abrir apenas três dias por semana, uma ação que ameniza, mas que não socorre a economia da cidade, que tem no setor de comércio de bens e serviços 72% de seu PIB. 

Situação pior ainda vivem os bares e restaurantes, que amargam cinco meses de mesas vazias. Belo Horizonte é a única grande capital do país, com mais de um milhão de habitantes, que ainda não teve o seu segmento gastronômico reaberto.A capital gaúcha, Porto Alegre, foi a primeira a permitir a retomada das atividades dos bares e restaurantes. 

No dia 20 de maio, eles reabriram as portas. No dia 23 de junho algumas restrições impediram o funcionamento, que foi retomado no último dia 14. Curitiba (PR) reabriu no dia 19 de junho. Em Fortaleza (CE), a abertura foi autorizada no dia 22 de junho. 

No dia 2 de julho, a cidade do Rio de Janeiro autorizou a reabertura de bares e restaurantes. Logo em seguida, no dia 6 de julho, foi a vez dos paulistanos se reencontrarem com a gastronomia da cidade. A capital federal, Brasília, reabriu o setor no dia 15, seguida por Recife, no dia 20 do mesmo mês. Salvador reiniciou os trabalhos no dia 10 de agosto.


Em Belo Horizonte, a reabertura dos bares e restaurantes, nem mesmo escalonada, está prevista pela Prefeitura. Nesta semana, o prefeito Alexandre Kalil convocou uma reunião na prefeitura e chamou algumas entidades do setor.

O prefeito não deu a menor previsibilidade para a reabertura dos bares e restaurantes. “Estamos falando da capital mundial dos bares que, até o momento, é a única cidade do mundo com bares e restaurantes fechados por tanto tempo. Os indicadores que a prefeitura tem como referência para a flexibilização já nos mostram que a reabertura já é possível, sim”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Publicações similares

Notícias gerais
27 de março de 2024
PLANO DE REGULARIZAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PROGRAMA DE PARCELAMENTO DE ICMS ENTRA EM VIGOR

Nesta quarta-feira, 27, foi publicada o Decreto nº 48.790/2024, que regulamenta a  Lei 26.612/2023 que instruiu …

Notícias gerais
27 de março de 2024
SAIBA AS REGRAS PARA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Notícias gerais
22 de março de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES NAS CASAS LEGISLATIVAS

Modernização do Código de Posturas; Subcomissão para acompanhar regulamentação da reforma tributária; folga quinzenal aos domingos …

Notícias gerais
21 de março de 2024
SEXTA REDUÇÃO DA SELIC É BEM VISTA POR COMÉRCIO E SERVIÇOS

Para CDL/BH se trajetória de queda for mantida, as boas perspectivas econômicas para Brasil em 2024 …