Notícias - 27 de novembro de 2019 O que está em jogo no varejo brasileiro Apoio ao Comércio Atualmente, vivemos a transformação estrutural do varejo pelo binômio tecnologia-digital, em especial na China. Nesse país, os Ecossistemas de Negócios, Alibaba, JD, Didi, Tencent e muitos grupos mais, geraram uma nova realidade colocando de fato o omniconsumidor no epicentro de tudo pelo uso dos mais diversos instrumentos em tecnologia como reconhecimento facial, realidade virtual, inteligência artificial e muitos mais, para conhecer, monitorar, antecipar e ativar comportamentos. Isso permitiu criar uma vantagem competitiva única, alternando toda a estrutura de negócios e colocando esses grupos na liderança da transformação do mercado. Mas nos Estados Unidos e em boa parte do mundo ocidental, são as Plataformas Exponenciais, como Amazon, Facebook, Google e outras mais que subverteram a lógica tradicional dos negócios no setor, criando novas lideranças e desconstruindo a realidade anterior. Na Coreia, de forma diversa, são alguns poucos varejistas tradicionais, como Shinsegae, Lotte e outros mais que se posicionaram para transformar e liderar a mudança, antes que fossem atropelados pela nova realidade precipitada pelo binômio tecnologia e digital. No Brasil esse processo está ainda em absoluta ebulição. Isso porque os varejistas locais e globais, operando por aqui, além dos representantes das plataformas exponenciais e ecossistemas de negócios, do sistema financeiro local, das fintechs, dos diversos sistemas de pagamentos e relacionamento e mais os novos entrantes, como as empresas de delivery, disputam o protagonismo inerente ao domínio da informação e capacidade de monitorar, antecipar e ativar relacionamentos para liderar a inevitável e irreversível transformação estrutural do mercado brasileiro. É o acesso e uso estruturado dos dados que definirão o protagonismo futuro e quem vai ser líder e quem vai ser seguidor. Com os ônus e bônus dessa realidade. Esse é o jogo que está sendo jogado e que vai mudar o mercado para sempre. Em diferentes níveis, condições, estruturas, recursos e estratégias, está estão sendo definida, neste momento, a realidade futura do mercado brasileiro. É tudo isso que está em ebulição neste momento e talvez a melhor e mais cautelosa visão seja considerar que, como quase tudo que acontece no Brasil, teremos uma combinação de elementos e alternativas, talvez inusitada globalmente, para assumir esse protagonismo futuro. Fonte: Mercado&Consumo Publicações similares Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho … Apoio ao Comércio 24 de fevereiro de 2025 Carnaval de Belo Horizonte 2025: Tudo o que você precisa saber para curtir com segurança e responsabilidade O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está chegando e, para garantir uma experiência segura e organizada … Apoio ao Comércio 20 de fevereiro de 2025 Belo-horizontinos pretendem investir R$ 170 em fantasias para o Carnaval Pesquisa da CDL/BH com consumidores da cidade revela que foliões estão dispostos a gastar cerca de … Apoio ao Comércio 17 de fevereiro de 2025 FIQUE ATENTO AO FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO CARNAVAL EM 2025 O carnaval é um período conhecido por muitos como feriado. Contudo, nenhum dos dias de carnaval …