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Dia dos Pais ganha força no varejo e promete injetar R$ 1,76 bilhão na economia de BH

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Pesquisa da CDL/BH mostra que 74,5% dos lojistas vão investir em publicidade para impulsionar as vendas e, como resultado, esperam um tíquete médio de quase R$ 250

A celebração do Dia dos Pais está cada vez mais forte no comércio varejista e, neste ano, promete impulsionar a economia da capital mineira ao longo do mês de agosto e, com isso, promover um incremento de 1,76 bilhão, um crescimento de 1,59% em relação ao ano anterior, quando o montante foi de R$ 1,73 bilhão. 

A pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) mostra que para aproveitar a movimentação em torno da data, 74,5% dos comerciantes vão investir em publicidade e 49% acreditam que as vendas serão melhores que as do ano passado. “A cada ano que passa, o Dia dos Pais aumenta sua força comercial e possibilita que o varejo ganhe fôlego até o supertrimestre, que se inicia em outubro. A tendência é que a data aqueça o comércio durante todo o mês com compras, trocas e novas vendas que são geradas nesta movimentação”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Na perspectiva dos lojistas, os consumidores devem investir R$ 247,54 por presente, um valor 30,1% maior que o do último ano, quando o tíquete médio apontado pelos lojistas foi de R$ 190,20. Quanto à quantidade de itens adquiridos para homenagear os pais, 72% acreditam que será um presente, 27,5% esperam dois, e 0,5%, três. 

Os itens com maior expectativa de vendas são roupas (32%), acessórios (relógios, joias, óculos – 15%), cosméticos (11,5%), canecas, copos térmicos e garrafas (11,5%) e calçados (10,5%). O valor médios desses produtos são: 

Roupas – R$ 292,20

Acessórios – R$ 340,00

Cosméticos – R$ 109,78

Canecas, copos térmicos – R$ 62,39

Calçados – R$ 219,05

A forma de pagamento mais esperada pelos lojistas é à prazo (57,7%), sendo que 25,22% esperam um parcelamento de três vezes e 22,61%, 10 parcelas. as demais modalidades citadas são à vista no crédito (27%), PIX (14%) e débito (1,5%). 

Quanto à expectativa dos comerciantes em relação aos gastos dos consumidores, em comparação a 2024, 28% esperam que aumente e 27% acreditam que será igual. Quanto ao estoque, 62,5% vão manter o mesmo volume do ano anterior e 31,5% vão aumentar. Somente 6% vão reduzir. 

Físico e Digital

Para aproveitar as oportunidades em torno das datas, os lojistas devem conciliar estratégias no físico e virtual. Dentre as ações utilizadas estão divulgação em mídias sociais como WhatsApp e Instagram (91%), decoração da loja (76,5%), campanha boca a boca (42,5%), site da empresa (20,5%), Facebook (3%), TikTok (1%).

“O digital amplia o conhecimento, mas o físico é o que atrai. Por isso, é muito importante os esforços contínuos dos lojistas para oferecer um atendimento qualificado, um ambiente agradável, bons produtos e experiências que o virtual não proporciona”, avalia Souza e Silva. 

Os canais de vendas mais utilizados pelos comerciantes serão venda física (98%), WhatsApp (83%), Instagram (60,5%), Site próprio (29%), aplicativo (1%). 

“Manter um preço competitivo, ampliar o uso de canais digitais e treinar equipes para atendimento ágil são ações de curto prazo com maior retorno esperado, como é o caso das datas comemorativas. O sucesso, contudo, dependerá da trajetória dos preços ao consumidor e do nível de renda disponível até agosto. Fatores que, na visão dos próprios lojistas, permanecem como um desafio contínuo diante do cenário econômico atual”, pondera o presidente da CDL/BH. 

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