Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Spread bancário já está caindo no Brasil

Apoio ao Comércio

Apesar das taxas de juros ainda muito elevadas cobradas pelos bancos, a diferença entre o valor cobrado na concessão de empréstimos aos clientes e o montante pago pelas instituições financeiras na captação de recursos – o chamado spread bancário – já está caindo e vão continuar a cair, segundo o Banco Central e o Ministério da Fazenda.


 


Segundo o presidente do Banco Central, Ilan Goldfajn, o processo já se iniciou. O mercado de crédito apresenta melhorias. Os spreads das operações médias de crédito tem caído e hoje se encontram em 20 pontos percentuais para famílias e 8 pontos percentuais de spread para as empresas.


 


As taxas de juros bancárias médias se encontravam em 28% ao ano em outubro para as famílias e 15% ao ano para as empresas, ante uma taxa básica de juros que estava em 7,5% ao ano naquele mês. Na semana passada, o BC levou a Selic a 7%, o valor mais baixo da série histórica, iniciada em 1986.


 


De acordo com o presidente do Banco Central, para que a redução do custo de crédito possa continuar é necessária a “colaboração de todos na construção de um mercado de crédito mais eficiente e com custo menor ao tomador”.


 


Segundo tabela disponibilizada pelo BC, a taxa de juros média nas concessões (em vez das taxas médias do saldo de crédito) ficou em 43,6% ao ano em outubro, ante 54,2% ao ano em outubro de 2016. Já a diferença entre a taxa média e a taxa básica de juros, a Selic, ou seja o spread, caiu para 35,4% ante 42,3% registrado 1 ano antes.


 


O spread médio sofreu uma queda de quase 7 pontos percentuais, puxada também pela queda de mais de 11 pontos percentuais do spread das taxas das famílias. A taxa média do segmento recuou quase 11 pontos percentuais frente ao mesmo mês do ano anterior, puxada pela queda da taxa de empréstimo às famílias que caiu quase 15 pontos percentuais, acrescentou o documento do BC.


 


Fonte: G1


 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
30 de abril de 2025
Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio 

Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o …

Apoio ao Comércio
22 de abril de 2025
CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice

Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como …

Apoio ao Comércio
16 de abril de 2025
CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio

Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2025
Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …