Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Pesquisa Mensal do Comércio Novembro 2016

Apoio ao Comércio

Em novembro de 2016, o volume de vendas do Comércio Varejista nacional avançou 2,0% sobre o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, interrompendo sequência de quatro taxas negativas. Nessa mesma comparação, a variação na receita nominal foi de 0,9%. Para o volume de vendas, a variação positiva em novembro, ao compensar parte da perda acumulada de 2,3% entre julho e outubro, contribuiu para interromper a trajetória de queda no indicador de média móvel (0,3%) observada desde maio de 2016.

Na série sem ajuste sazonal, o total do volume de vendas apontou quedade 3,5% em relação a novembro de 2015, vigésima taxa negativa seguida nesse tipo de comparação, porém o recuo menos acentuado desde junho de 2015 (-2,7%). Assim, os resultados permanecem negativos para o volume de vendas no acumulado no ano (-6,4%) e para os últimos 12 meses (-6,5%).


Na passagem de outubro para novembro de 2016, série com ajuste sazonal de volume, as vendas no varejo foram positivas para 23 das 27 Unidades da Federação. Minas Gerais apresentou uma taxa de variação em 0,3%. Frente a novembro de 2015, série sem ajuste sazonal, o comércio varejista registrou queda em 21 dos 27 estados para o volume de vendas, com Minas Gerais apresentando uma leve queda de -0,9%.

 (Ver gráfico na matéria anexada)
 
Em síntese, o desempenho do volume de vendas do setor varejista, com avançou 2,0% na passagem de outubro para novembro na série livre de influências sazonais, compensa em grande parte a perda de 3,2% acumulada entre julho e outubro. Com isso o varejo interrompe a trajetória de queda observada desde maio de 2016 pelo indicador de média móvel trimestral (0,3%)
 
(Ver pesquisa na matéria anexada)

Fonte: IBGE
 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
30 de abril de 2025
Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio 

Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o …

Apoio ao Comércio
22 de abril de 2025
CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice

Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como …

Apoio ao Comércio
16 de abril de 2025
CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio

Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2025
Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …