Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Pesquisa Mensal do Comércio Novembro 2016

Apoio ao Comércio

Em novembro de 2016, o volume de vendas do Comércio Varejista nacional avançou 2,0% sobre o mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais, interrompendo sequência de quatro taxas negativas. Nessa mesma comparação, a variação na receita nominal foi de 0,9%. Para o volume de vendas, a variação positiva em novembro, ao compensar parte da perda acumulada de 2,3% entre julho e outubro, contribuiu para interromper a trajetória de queda no indicador de média móvel (0,3%) observada desde maio de 2016.

Na série sem ajuste sazonal, o total do volume de vendas apontou quedade 3,5% em relação a novembro de 2015, vigésima taxa negativa seguida nesse tipo de comparação, porém o recuo menos acentuado desde junho de 2015 (-2,7%). Assim, os resultados permanecem negativos para o volume de vendas no acumulado no ano (-6,4%) e para os últimos 12 meses (-6,5%).


Na passagem de outubro para novembro de 2016, série com ajuste sazonal de volume, as vendas no varejo foram positivas para 23 das 27 Unidades da Federação. Minas Gerais apresentou uma taxa de variação em 0,3%. Frente a novembro de 2015, série sem ajuste sazonal, o comércio varejista registrou queda em 21 dos 27 estados para o volume de vendas, com Minas Gerais apresentando uma leve queda de -0,9%.

 (Ver gráfico na matéria anexada)
 
Em síntese, o desempenho do volume de vendas do setor varejista, com avançou 2,0% na passagem de outubro para novembro na série livre de influências sazonais, compensa em grande parte a perda de 3,2% acumulada entre julho e outubro. Com isso o varejo interrompe a trajetória de queda observada desde maio de 2016 pelo indicador de média móvel trimestral (0,3%)
 
(Ver pesquisa na matéria anexada)

Fonte: IBGE
 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …