Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Com demissões, classe média recorre mais a trabalho autônomo

Apoio ao Comércio

Com o aumento das demissões (quase 1 milhão de vagas foram preenchidas nos últimos 12 meses) e a dificuldade de conseguir um novo emprego com carteira assinada, o brasileiro esta recorrendo cada vez mais ao trabalho por conta própria.

Em agosto, 19,8% da população ocupada se enquadrou nessa modalidade, o maior patamar desde dezembro de 2006, o equivalente a 4,5 milhões de trabalhadores. Um ano antes, essa participação era de 19%, e, em agosto de 2013, de 17,9%, segundo dados do IBGE das seis principais regiões metropolitanas.

Nos anos anteriores, o mercado de trabalho vivia um boom da carteira assinada, acompanhada de um avanço do rendimento do trabalhador, o que apoiou o período de crescimento da economia brasileira alavancado pelo consumo das famílias.

(Imagem 1)

Esse cenário, com recessão, acabou. “Estão acontecendo mudanças expressivas no mercado de trabalho. A forma de inserção está mudando”, afirma o IBGE.

Essas mudanças se traduzem no funcionário da indústria de calçado que foi mandado embora e passou a consertar sapato em casa ou no engenheiro que também perdeu lugar e virou consultor.

Grande parte tem entre 25 e 49 anos, sustenta a família e não pode ficar parada em casa esperando uma nova oportunidade com carteira assinada. Ou seja, neste momento de crise, a renda é mais importante que benefícios como 13º salario e férias. Muitos partem para atividades ligadas ao comercio, como a revenda de cosméticos ou alimento.

Rendimento

Outra face deste novo modelo de inserção no trabalho aparece na renda.

Na media, o grupo dos que trabalham por conta própria tem sentido uma queda menor no rendimento real que os trabalhadores do setor privado com acesso aos direitos trabalhistas. Em agosto, os primeiros tiveram queda de 1,7%, metade da sentida pelos empregos com carteira assinada.

(Imagem 2)

A explicação, porém, não é necessariamente positiva. Um dos possíveis motivos é a entrada de pessoas com maior qualificação, como advogados e engenheiros, no grupo conta própria, que levantaram a média dos rendimentos –ainda que esses profissionais possam estar ganhando menos que quando eram empregados.

 

Fonte: Folha de São Paulo

Publicações similares

Apoio ao Comércio
18 de agosto de 2025
CDL/BH e Defensoria Pública disponibilizam vagas de emprego para pessoas em vulnerabilidade econômica e social

Objetivo é conectar as oportunidades de trabalho disponíveis no setor de comércio e serviços aos cidadãos …

Apoio ao Comércio
18 de agosto de 2025
Comércio comemora a sanção da Lei Municipal de Liberdade Econômica

CDL/BH acompanhou a votação e mobilizou os vereadores para garantir a aprovação do Projeto de Lei A …

Apoio ao Comércio
8 de agosto de 2025
Dia dos Pais em BH terá lojas cheias às vésperas da data e almoço em família

Gastos com presentes e comemoração devem ficar em torno de R$ 500 A celebração do Dia …

Apoio ao Comércio
28 de julho de 2025
Circuito Liberdade ganha nova atração

Galeria Rampa, do Ponto Cultural CDL, inaugura o painel “Grande balcão belo-horizontino”, uma homenagem ao comércio, …