Notícias - 7 de julho de 2015 Como melhorar resultados e potencializar performances de equipes Apoio ao Comércio Eu sei que parece óbvio o que eu vou falar, mas nossas organizações são formadas por pessoas e delas é que dependem grande parte dos resultados. Então por que sempre deixamos esse assunto para depois? O objetivo deste artigo é explorar como podemos melhorar os resultados assumindo tarefas não tão prazerosas mas, potencializando a performance de nossas equipes. Quando entendemos as responsabilidades inerentes aos cargos dos líderes nas organizações podemos destacar: entregar a estratégia, atingir resultados e desenvolver equipes de alta performance. A estratégia traduzida em missão, visão e valores foi complementada nos últimos anos com métricas objetivas e passiveis de comparação com o mercado. Os painéis fixados no hall de entrada expressavam sonhos através de frases que, no geral, não diziam nada: “Ser a empresa mais admirada pelos consumidores…”. Como traduzir admiração? Que consumidores? A objetividade trouxe para a estratégia frases que efetivamente possam ser entendidas por todos os colaboradores, fornecedores e clientes: “Ser a maior cervejaria do mundo com custos competitivos e produtos lideres em seus segmentos”. Ou seja, ficou muito mais fácil para o líder traduzir essa estratégia em métricas táticas e operacionais. Atingir resultados financeiros e operacionais, traduzidos em indicadores de performance que fazem parte de um painel de controle são métricas objetivas e apuráveis. Margem de contribuição, OTIF, turnover, são calculáveis e podem ser mostrados com uma gestão à vista e transparente. O desafio para os líderes passa a ser então alinhar o potencial da sua equipe aos processos e tecnologia de forma a entregar sua metas e, consequentemente, receber sua premiação (qualquer que seja ela). Portanto, formar uma equipe de alta performance. O que seria então formar uma equipe de alta performance – EAP? Uma equipe de alta performance é aquela que produz resultados diferenciados em qualidade, em tempo de realização e, principalmente, na entrega de valor. Para isso, tem elevada competência e atípico grau de comprometimento. É um grupo realmente alinhado, com valores, visão, objetivos e comprometimento comuns. As características comuns nestas equipes são: a abundância e a diversidade de conhecimentos, capacidades, história profissional, opiniões e ideias. O primeiro passo para formar uma EAP é simples: ter um líder que tenha foco na melhoria continua e que inspire a equipe no autodesenvolvimento. Ou seja, é muito além de oferecer treinamento e promover happy hour. É superar a dificuldade de dar feedbacks considerados negativo, é realizar ajustes na equipe sempre que necessário e com velocidade, é estar constantemente revendo as metas para cima e instigando a equipe a ultrapassar limites. Ou seja, não é um desafio simples. O segundo passo é selecionar os candidatos corretos. Aqui entra a outra habilidade que deve ser um destaque deste líder: ter bem definido o perfil e o papel de cada um dos participantes do time, de forma que quando for realizado um processo seletivo, não seja escolhido um excelente candidato que não é o necessário naquele momento ou que seja excluído um candidato por alguma antipatia, mas que é exatamente um perfil complementar. De certo, sabemos que uma equipe homogenia não entrega alta performance. Para finalizar, os lideres são os responsáveis pela gestão do capital humano de suas equipes. Cabe a ele definir o papel de cada um da sua equipe, contratar, demitir, dar feedbacks positivos e negativos e promover o conhecimento. Cabe às áreas de Recursos Humanos apoiar as lideranças, mas não realizá-las, como vemos muitas vezes. Sei que culturalmente, nós, brasileiros, temos muitas dificuldades em separar o profissional do pessoal (a demissão é um sofrimento!), mas esse é o desafio de transformação cultural do líder da equipe de alta performance. Ana Paula Tozzi (Fonte: GS&MD Gouvêa de Souza) Publicações similares Apoio ao Comércio 30 de abril de 2025 Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o … Apoio ao Comércio 22 de abril de 2025 CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como … Apoio ao Comércio 16 de abril de 2025 CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz … Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …