Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH é contra novo fechamento do comércio na capital mineira

Apoio ao Comércio

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte se manifesta de forma contrária a qualquer possibilidade de novo fechamento do comércio da cidade neste momento, medida que tem sido noticiada por alguns veículos de comunicação nos últimos dias. Várias razões nos levam a adotar tal posicionamento.

A primeira delas é que definitivamente não há nenhuma comprovação científica de que a reabertura do comércio, ainda gradual, seja a responsável pelo aumento de casos de Covid 19 em nossa cidade.

 Desde o processo de reabertura, iniciado gradualmente no início de agosto, o comércio, em sua ampla e imensa maioria, tem adotado todos os protocolos sanitários exigidos para os devidos cuidados com a saúde dos trabalhadores, consumidores e da população de modo geral.

Uso de máscara, disponibilização de álcool em gel, atendimento sem aglomeração de pessoas é o que temos visto nos estabelecimentos que voltaram a abrir suas portas. 

 Aliás, o comércio tem funcionado até como uma vitrine para a conscientização da população sobre a importância da adoção destes procedimentos de prevenção ao Covid 19, seja nas compras, em casa, no trabalho ou no lazer.

O comércio tem sido propagador dessa nova mentalidade de empatia que será tão imprescindível daqui pra frente. 

 A CDL/BH, desde o início da pandemia, tem feito reiteradas ações e campanhas educativas nesse sentido. Temos, permanentemente, orientado todos os lojistas da capital a adotarem tais procedimentos.

Ainda neste mês de dezembro, demos ampla divulgação a uma pesquisa nacional mostrando que o consumidor está valorizando mais o aspecto de higiene da loja do que o preço dos produtos.

 Por outro lado, um novo fechamento geraria mais uma enorme onda de fechamento de empresas e de perda de empregos para milhares de nossos trabalhadores. Lembramos que o comércio é o responsável por 72% do PIB em nossa capital e gera mais de um milhão de empregos. 

 O processo de reabertura que começou em agosto permitiu a muitos estabelecimentos que conseguiram sobreviver a uma quarentena de cerca de 150 dias iniciar uma lenta recuperação. Porém, mesmo com datas comemorativas como o Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, ainda não foi possível para a grande maioria dos estabelecimentos recuperar as perdas sofridas ao longo de cinco meses de portas fechadas.

Uma pesquisa realizada pela CDL/BH nestes três dias após o Natal revela que 78,2% das lojas tiveram vendas muito piores que o ano passado.  Um novo fechamento agora com certeza irá interromper o processo de recuperação de milhares de estabelecimentos, que, às custas de muito trabalho, criatividade e inovação, estão conseguindo se manter de pé. 

Reafirmamos: se alguém se sacrificou para salvar vidas em nossa cidade esse alguém foi o comércio. E a CDL/BH, durante a pandemia, não atuou somente na reabertura do setor mais importante da nossa economia. 

É importante lembrar também que realizamos várias ações com o foco voltado para a saúde das pessoas. Para citar somente algumas, disponibilizamos álcool em gel nas estações do Move, fizemos campanha educativa por meio de mil faixas incentivando o uso da máscara e alertando para a necessidade de evitar aglomerações, instalamos túneis de desinfecção em estações do Move, fizemos parcerias para disponibilizar testes a preços mais acessíveis para os trabalhadores. 

Portanto, além de solicitar à Prefeitura que não feche novamente o comércio, reiteramos nossa disposição de dialogar e colaborar efetivamente com o Poder Público para encontrarmos novos caminhos e ações para a prevenção da Covid 19 em Belo Horizonte.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …