Notícias -

4ª edição do “Varejo Inteligente Conecta” é lançado na sede da CDL/BH

Apoio ao Comércio

Aproximar os micros e pequenos empresários do setor varejista tradicional com o ambiente de inovação, além de promover soluções criativas frente aos desafios do setor na cidade de Belo Horizonte. Esses são os principais objetivos da 4ª edição do “Varejo Inteligente Conecta”, programa realizado pela CDL/BH e Sebrae-MG. O evento de lançamento foi realizado ontem, dia 30 de setembro, na sede da CDL/BH.
 
O foco inicial do primeiro encontro foi o de sensibilizar os empresários a respeito do programa, destacando a participação deles como protagonistas. O vice-presidente institucional da Entidade, Marcos Innecco, fez a abertura do evento e deu boas-vindas aos participantes.
 
Durante o encontro, foi apresentado o Workshop “Inovação na Prática: o primeiro passo para a transformação do varejo tradicional", ministrados pelas palestrantes Maristela Meireles, que atua com desenvolvimento de metodologias, capacitação de empreendedores, processos criativos, comunicação e design thinking, e Camila Garcia do Vale, profissional que trabalhou na implementação de ações de inovação em 48 micro e pequenas empresas de Belo Horizonte e região metropolitana, por meio do Programa Agentes Locais de Inovação, do Sebrae-MG.
 
As palestrantes destacaram quatro passos importantes para se obter a inovação. O primeiro deles é o produto. Em seguida, a melhora na dinâmica do processo utilizado pela empresa. O terceiro é a estratégia utilizada pela corporação na  identificação de pontos fortes, identidade, objetivos, entre outros. E por último, o marketing, buscando sempre atrair novos clientes por meio da valorização da experiência do consumidor.
 
"Preço e qualidade não são mais diferenciais. Os consumidores querem que os lojistas sejam apaixonados pela resolução dos problemas que eles possuem. Esse fator é que gera maior engajamento e aumento no número das vendas", revelam.
 
As profissionais ainda estimularam uma atividade prática de inovação nos negócios, por meio de execuções focadas no compartilhamento de experiências, identificação de oportunidades e priorização de desafios estratégicos.