Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

5 livros indispensáveis sobre cultura organizacional para gestores

Apoio ao Comércio

Na condução de uma empresa, o alinhamento da cultura organizacional tende a ser um importante ponto de inflexão. Entender as crenças, valores, hábitos, costumes e as políticas internas e externas de uma instituição costuma ser uma tarefa complicada, mas compartilhar esses valores com os colaboradores demanda um esforço hercúleo. Imagine, então, as relações com clientes, fornecedores, acionistas e com o público.


 


Compreender todos os meandros que envolvem essa atribuição pode ser muito complexo, mas positivo. Envolve, entre outros benefícios, garantir maior engajamento, reduzir o turnover e aumentar a produtividade da equipe, melhorar a imagem da empresa e atrair novos talentos. Pensando nisso, Guilherme Mendes, CEO do 12min, aplicativo que condensa os pontos mais importantes dos livros de não-ficção em leituras rápidas, preparou uma lista com obras para ajudar quem está passando por esse processo. Confira:


 


 


1. A Quinta Disciplina – de Peter Senge


 


 


Engenheiro formado na Stanford e o professor do MIT, Peter Senge apresenta a ideia de que as organizações com maior potencial são as que os colaboradores aprimoram suas habilidades para criar o futuro que desejam. A partir daí, ele sugere e explica a ideia de pensamento sistêmico, fala da importância dos ciclos de feedback e auxilia na criação de uma visão que será compartilhada efetivamente por toda a empresa.


 


 


2. Feitas Para Durar – James C. Collins, Jerry I. Porras


 


 


 


A obra é o resultado de uma estudo para descobrir o que torna uma organização especial e que se destaque em um mercado tão competitivo. A resposta é emblemática e atravessa o debate de setores considerados prioritários dentro das companhias, como cultura corporativa, estrutura societária, satisfação dos funcionários e penetração de mercado. No fim, o que as empresas visionárias têm em comum vai bem além disso.


 


 


3. Organizações Exponenciais – Salim Ismail, Michael S. Malone e Yuri Van Geest


 


Quanto maior sua empresa mais ela cresce e mais difícil é manter sua equipe satisfeita. Estamos na era das organizações exponenciais e esse é o objeto debatido neste livro. Os autores apontam como um negócio pode escalar usando tecnologias como big data e algoritmos para superar as estratégias convencionais adotadas pelos concorrentes, tradicionalmente mais restritas e escassas.


 


 


4. Sprint – Jake Knapp, John Zeratsky e Braden Kowitz


 


 


 


A dica mais mão na massa da lista, Sprint ensina como testar ideias e validá-las sem gastar muito tempo no desenvolvimento de uma solução obscura. O Sprint exposto no livro é uma metodologia de 5 dias que ajuda empresas a analisarem as ideias sinalizadas e o que fazer para tirá-las do papel. A obra também traça estratégias que podem ajudar os gestores a resolver problemas de forma mais rápida e efetiva, entregando resultados melhores.


 


 


5. Potencializando a Excelência – Robert I. Sutton e Huggy Rao


 


A partir da análise de empresas que se tornaram bem-sucedidas e de negócios que fracassaram, os autores falam sobre as maiores dificuldades enfrentadas por organizações no complicado desafio de desenvolver uma cultura empresarial. O livro aborda o comportamento dos colaboradores para comentar desde técnicas para realizar contratações efetivas até procedimentos que visam manter os colaboradores atuais mais felizes.


 


 


Fonte: Portal dos Administradores

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …