Notícias - 13 de maio de 2015 A busca pelo aumento da produtividade nos pontos de vendas Apoio ao Comércio A era da expansão desenfreada perdeu força por conta do crescimento da demanda atenuada e da estagnação da economia, fazendo com que muitas das diretrizes estratégicas de expansão nas empresas varejistas fossem revistas. Adicionalmente a isso outras questões incomodam os varejistas, principalmente aqueles que operam unicamente lojas físicas: ? Os consumidores estão cada vez mais informados e mais exigentes; ? Os insumos do varejo, tais como, mão de obra, aluguel, fretes, serviços públicos, dentre outros, estão crescendo acima da inflação ? Acirramento da concorrência por meio da internacionalização, da concentração em alguns setores e do crescimento em canais digitais; ? Dificuldade na contratação, treinamento de pessoas e retenção destes talentos. Com este cenário, certamente o varejo conta com grandes desafios e muitas oportunidades para buscar o aumento da produtividade nos atuais pontos de venda. Olhando pelo lado das oportunidades, os potenciais benefícios em revisitar toda a operação no ponto de venda podem ser sintetizados em duas frentes: Menores custos operacionais: ? Ajuste no quadro de pessoal e escalas de trabalho; ? Redesenho de papéis e responsabilidades; ? Redução de perdas; ? Redução de despesas operacionais e de venda. ? Maior taxa de conversão: ? Equipamentos abastecidos corretamente; ? Produtos etiquetados e comunicados; ? Loja organizada e limpa; ? Agilidade nos processos de atendimento e vendas; ? Redução das filas; ? Aumento de controles; ? Metas claras e política de incentivo e comissões; ? Medição de resultados e da produtividade. Para capturar todos esses benefícios de forma integral e perene, muito trabalho tem que ser feito na empresa. Não podemos subestimar um trabalho como esse, pois em sua maioria os grandes ganhos estão em uma mudança que vai além do chão de loja, deve haver uma pré-disposição em revisitar o modelo de gestão e como o varejista trata seu precioso ativo que são as pessoas. Luiz Alexandre de Paula Machado (Fonte: GS&MD Gouvêa de Souza) Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Um novo sabor no Café Nice Tradicional ponto turístico e gastronômico da capital mineira inicia novo capítulo Após 86 anos de história, …