Notícias - 13 de maio de 2015 A busca pelo aumento da produtividade nos pontos de vendas Apoio ao Comércio A era da expansão desenfreada perdeu força por conta do crescimento da demanda atenuada e da estagnação da economia, fazendo com que muitas das diretrizes estratégicas de expansão nas empresas varejistas fossem revistas. Adicionalmente a isso outras questões incomodam os varejistas, principalmente aqueles que operam unicamente lojas físicas: ? Os consumidores estão cada vez mais informados e mais exigentes; ? Os insumos do varejo, tais como, mão de obra, aluguel, fretes, serviços públicos, dentre outros, estão crescendo acima da inflação ? Acirramento da concorrência por meio da internacionalização, da concentração em alguns setores e do crescimento em canais digitais; ? Dificuldade na contratação, treinamento de pessoas e retenção destes talentos. Com este cenário, certamente o varejo conta com grandes desafios e muitas oportunidades para buscar o aumento da produtividade nos atuais pontos de venda. Olhando pelo lado das oportunidades, os potenciais benefícios em revisitar toda a operação no ponto de venda podem ser sintetizados em duas frentes: Menores custos operacionais: ? Ajuste no quadro de pessoal e escalas de trabalho; ? Redesenho de papéis e responsabilidades; ? Redução de perdas; ? Redução de despesas operacionais e de venda. ? Maior taxa de conversão: ? Equipamentos abastecidos corretamente; ? Produtos etiquetados e comunicados; ? Loja organizada e limpa; ? Agilidade nos processos de atendimento e vendas; ? Redução das filas; ? Aumento de controles; ? Metas claras e política de incentivo e comissões; ? Medição de resultados e da produtividade. Para capturar todos esses benefícios de forma integral e perene, muito trabalho tem que ser feito na empresa. Não podemos subestimar um trabalho como esse, pois em sua maioria os grandes ganhos estão em uma mudança que vai além do chão de loja, deve haver uma pré-disposição em revisitar o modelo de gestão e como o varejista trata seu precioso ativo que são as pessoas. Luiz Alexandre de Paula Machado (Fonte: GS&MD Gouvêa de Souza) Publicações similares Apoio ao Comércio 5 de dezembro de 2025 Contratação de trabalhadores temporários no Natal é a forma mais prática e segura de reforçar as equipes do comércio No período de Natal, quando o movimento nas lojas aumenta bastante, muitos lojistas precisam reforçar suas … Apoio ao Comércio 4 de dezembro de 2025 Comércio de BH pode abrir no feriado de 8 de dezembro; veja as regras O comércio varejista da capital mineira está autorizado a abrir nesta segunda-feira, dia 8, data em … Apoio ao Comércio 18 de novembro de 2025 Comércio pode funcionar no feriado da Consciência Negra A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira … Apoio ao Comércio 10 de novembro de 2025 Feriado de 15 de novembro: comércio de BH pode funcionar A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio da capital mineira …