Notícias - 17 de abril de 2013 A explicação para o aumento de preços dos alimentos Apoio ao Comércio Assunto bastante difundido nas últimas semanas, a elevação dos preços de alguns alimentos tradicionais da nossa cozinha, tais como o tomate, a cebola e a batata, assustou o consumidor brasileiro. A explicação, ao que parece, está na natureza. Segundo os especialistas, a quantidade de chuva prejudicou a produção dos alimentos, fazendo com que fosse reduzida consideravelmente. Dessa forma, os participantes da cadeira produtiva justificam que se viram obrigados a reajustar os valores dos produtos, a fim de atenuar seus prejuízos. O código de defesa do consumidor preceitua em seu artigo 39, inciso X, ser vedado ao fornecedor elevar, sem justa causa, o preço de seus produtos ou serviços. A contrário sensu, a legislação reconhece como legítimo o aumento do valor em casos justificáveis. Importante lembrar, atualmente, o Brasil vive um período de estabilidade econômica, o que permite que os preços se mantenham adequados aos índices de inflação. Entretanto, diversos fatores, na maioria das vezes imprevisíveis, podem influenciar a elevação dos preços além dos índices estabelecidos. Assim sendo, a justa causa para o aumento dos preços deve ser sempre analisada caso a caso e, uma vez ausente, configurada está a prática abusiva do fornecedor. Publicações similares Notícias gerais 14 de maio de 2025 Protesto contra altas cargas tributárias terá venda de gasolina a R$ 3,82 o litro na capital mineira Manifestação no dia 29 de maio vai comercializar o combustível sem os tributos de R$ 2,17. … Notícias gerais 8 de maio de 2025 Aumento da Selic fragiliza confiança do comércio e dos consumidores Para a CDL/BH, o desempenho das atividades de varejo e serviços pode ser comprometido a médio … Atuação Social 8 de maio de 2025 Gestantes em vulnerabilidade socioeconômica do Hospital Sofia Feldman recebem doações de enxoval Amanhã, dia 8, a partir das 15 horas, a Fundação CDL-BH, braço social da Câmara de … Notícias gerais 5 de maio de 2025 Dia das Mães: consumidores de BH vão às compras na última hora, aponta CDL/BH Pesquisa da entidade revela que mais de 70% das pessoas que irão presentear planejam ir às …