Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

A explicação para o aumento de preços dos alimentos

Apoio ao Comércio


Assunto bastante difundido nas últimas semanas, a elevação dos preços de alguns alimentos tradicionais da nossa cozinha, tais como o tomate, a cebola e a batata, assustou o consumidor brasileiro.


 


A explicação, ao que parece, está na natureza. Segundo os especialistas, a quantidade de chuva prejudicou a produção dos alimentos, fazendo com que fosse reduzida consideravelmente. Dessa forma, os participantes da cadeira produtiva justificam que se viram obrigados a reajustar os valores dos produtos, a fim de atenuar seus prejuízos.


 


O código de defesa do consumidor preceitua em seu artigo 39, inciso X, ser vedado ao fornecedor elevar, sem justa causa, o preço de seus produtos ou serviços. A contrário sensu, a legislação reconhece como legítimo o aumento do valor em casos justificáveis.


Importante lembrar, atualmente, o Brasil vive um período de estabilidade econômica, o que permite que os preços se mantenham adequados aos índices de inflação. Entretanto, diversos fatores, na maioria das vezes imprevisíveis, podem influenciar a elevação dos preços além dos índices estabelecidos.


 


Assim sendo, a justa causa para o aumento dos preços deve ser sempre analisada caso a caso e, uma vez ausente, configurada está a prática abusiva do fornecedor. 


Publicações similares

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 06 A 10 DE MAIO

Novo feriado estadual; recriação do DPVAT; proibição aos supermercados de conferir compras de clientes; proibição estacionamento …

Notícias gerais
6 de maio de 2024
HOSPITAL SOFIA FELDMAN RECEBE DOAÇÕES ARRECADADAS PELO PROJETO AFETO, DA FUNDAÇÃO CDL-BH

Serão entregues  mais de 30 mil itens de enxoval e produtos de higiene pessoal que vão …