Notícias - 16 de outubro de 2013 A garantia legal do produto ou serviço Apoio ao Comércio Não há dúvidas de que o consumidor, ao adquirir um produto ou contratar um serviço, espera que o bem seja de qualidade, de forma a atender aos fins a que se propõe. Nesse sentido, o código de defesa do consumidor assegura proteção em relação a eventuais problemas apresentados no produto ou serviço contratado. No caso de fornecimento de serviço ou de produto não durável (um alimento, por exemplo), a legislação estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para que o consumidor reclame pelos vícios aparentes e de fácil constatação. Em se tratando de bem durável (um automóvel, por exemplo), o prazo se estende a 90 (noventa) dias. A contagem do prazo inicia-se a partir da efetiva entrega do produto ou término da execução do serviço, sendo certo que, tratando-se de vício oculto (não aparente), o prazo começa a fluir a partir do momento em que ficar evidenciado o defeito. Logo, durante o prazo estabelecido pela legislação, pode o consumidor exigir a reparação do problema e, não sendo sanado o defeito em 30 (trinta) dias, pode, alternadamente e a sua escolha, exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, bem como a complementação do peso ou medida – na hipótese específica de alteração na quantidade ofertada. Caracterizado o problema no serviço realizado, pode o consumidor exigir a sua reexecução ou a restituição da quantia paga, bem como o abatimento proporcional do preço. Trata-se, portanto, de garantia legal, que independe da vontade do fornecedor. Amaralina Queiroz Departamento Jurídico CDL/BH Publicações similares Notícias gerais 9 de junho de 2025 Namorados vão comemorar a data em restaurante As demais escolhas para celebrar a data, de acordo com pesquisa da CDL/BH, foram almoço em … Notícias gerais 5 de junho de 2025 Consumidor belo-horizontino vai investir um valor maior no presente do Dia dos Namorados, aponta pesquisa da CDL/BH O valor médio estimado por item é de R$ 185,91, aumento de 7,9% em relação ao … Notícias gerais 2 de junho de 2025 Lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas para o Dia dos Namorados, aponta pesquisa da CDL/BH Quase 70% dos comerciantes acreditam que o consumidor deva escolher presentes de até R$ 200. O … Notícias gerais 28 de maio de 2025 29 de maio é Dia Livre de Impostos: veja onde comprar pagando menos Nesta quinta-feira, 29 de maio, é dia de comprar mais e pagar menos! Será mais uma …