Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

A garantia legal do produto ou serviço

Apoio ao Comércio


 


Não há dúvidas de que o consumidor, ao adquirir um produto ou contratar um serviço, espera que o bem seja de qualidade, de forma a atender aos fins a que se propõe.


Nesse sentido, o código de defesa do consumidor assegura proteção em relação a eventuais problemas apresentados no produto ou serviço contratado.


No caso de fornecimento de serviço ou de produto não durável (um alimento, por exemplo), a legislação estabelece o prazo de 30 (trinta) dias para que o consumidor reclame pelos vícios aparentes e de fácil constatação. Em se tratando de bem durável (um automóvel, por exemplo), o prazo se estende a 90 (noventa) dias.


A contagem do prazo inicia-se a partir da efetiva entrega do produto ou término da execução do serviço, sendo certo que, tratando-se de vício oculto (não aparente), o prazo começa a fluir a partir do momento em que ficar evidenciado o defeito.


Logo, durante o prazo estabelecido pela legislação, pode o consumidor exigir a reparação do problema e, não sendo sanado o defeito em 30 (trinta) dias, pode, alternadamente e a sua escolha, exigir a substituição do produto por outro da mesma espécie, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, bem como a complementação do peso ou medida – na hipótese específica de alteração na quantidade ofertada.


Caracterizado o problema no serviço realizado, pode o consumidor exigir a sua reexecução ou a restituição da quantia paga, bem como o abatimento proporcional do preço.


Trata-se, portanto, de garantia legal, que independe da vontade do fornecedor.


 


Amaralina Queiroz


Departamento  Jurídico CDL/BH


Publicações similares

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …