Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

ACMinas promove ‘farolaço’ no dia de combate à corrupção

Apoio ao Comércio

Em 2003, por meio de resolução (da qual o Brasil é signatário), a Organização das Nações Unidas instituiu o “Dia Internacional de Combate à Corrupção”, estabelecendo 9 de dezembro como data de sua celebração. Diante desse momento peculiar que o Brasil atravessa, com denúncias de malversação de dinheiro público acontecendo literalmente a cada dia e envolvendo não só políticos, funcionários e ex-funcionários de estatais, mas também empresas privadas, a Associação Comercial e Empresarial de Minas – ACMinas – iniciou no dia 25.11, durante reunião semanal da diretoria, uma mobilização da classe empresarial e de entidades representativas da sociedade civil para marcar a data com protestos.


 


Segundo o presidente da ACMinas, Roberto Luciano Fagundes, – ninguém poderia imaginar que a corrupção no País tivesse a extensão que hoje nos é mostrada. “Simplesmente não podemos ficar de braços cruzados diante disso”, afirmou. “Precisamos exigir que tudo seja inteiramente apurado, que os responsáveis sejam punidos e que o governo também se empenhe nisso, apesar dos indícios de que políticos influentes e outros funcionários da administração pública, além daqueles já identificados, estejam envolvidos.”


 


“Precisamos também enfatizar o compromisso da livre iniciativa com a ética, com a probidade, com o crescimento econômico e o desenvolvimento social, pois não podemos ser confundidos com aquelas poucas corporações que se envolveram em tantos escândalos”. O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, compartilha dessa opinião: "A mudança que tanto desejamos para o Brasil também depende de nós, empresários, pois devemos cumprir com nossas obrigações tributárias e acessórias", disse.


A campanha terá como lema uma frase: “Para que o mal triunfe, basta que os bons fiquem de braços cruzados”, do político e filósofo irlandês Edmund Burke, e promoverá ações progressivas por meio de panfletagem, redes sociais e mídia que culminarão com um “farolaço” – motoristas trafegando com os faróis acesos durante o período diurno da terça feira, 9 de dezembro – e outras manifestações.


Em carta a outras entidades empresariais, o presidente da ACMinas também sugeriu a seus dirigentes que promovam iniciativas semelhantes nesse dia. 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …