Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Alteração na gestão do sistema de arrecadação das receitas municipais

Apoio ao Comércio


Alteração na gestão do sistema de arrecadação das receitas municipais cria novo documento para arrecadação – Documento de recolhimento e arrecadação municipal – DRAM


Centralizar a arrecadação das receitas municipais por este instrumento.


Foi publicado o Decreto nº 16.932, de 21 de junho de 2018, que reestruturou o sistema de arrecadação em Belo Horizonte e também criou o Documento de Recolhimento e Arrecadação Municipal – Dram, com o objetivo de centralizar a arrecadação das receitas municipais por este instrumento.


De acordo com a norma, a gestão do sistema de arrecadação das receitas municipais será centralizada e executada pela Secretaria Municipal da Fazenda – SMFA –, por meio da Subsecretaria da Receita Municipal. A gestão centralizada compreende:


  1. Orientação e normatização acerca de processos, sistemas e mecanismos relacionados ao recolhimento da arrecadação das receitas municipais;

  2. Gerenciamento e controle de processos no âmbito do Sistema de Administração Tributária e Urbana – SIATU –, relacionados com a criação, alteração, registro, manutenção e extinção de receitas municipais, informando à Subsecretaria de Contadoria-Geral do Município a prática de tais atos.


Informações do DRAM:


O Dram deverá conter as seguintes informações:


  1. Nome, CPF ou CNPJ do contribuinte;

  2. Valor principal e os encargos, se for o caso;

  3. Data de vencimento;

  4. Identificação da receita municipal;

  5. Identificação do órgão ou entidade responsável pela arrecadação;

  6. Disposição gráfica e numérica do código de barras.


 


Prazo para entrar em vigor:


 


Há previsão de que a implantação do Dram no âmbito dos órgãos e entidades do Poder Executivo ocorra até 21 de junho de 2019.


Eventuais problemas na arrecadação pelo dram:


Na hipótese de não ser possível a arrecadação de determinada receita por meio do Dram, a Secretaria Municipal de Administração Fazendária – SMFA poderá autorizar outras formas para o recolhimento mediante solicitação fundamentada do titular do órgão ou entidade responsável por sua cobrança.


Fonte: Departamento Jurídico – CDL/BH

Publicações similares

Notícias gerais
23 de março de 2026
CDL/BH reforça compromisso com diálogo e parcerias com Governo Mateus Simões

Entidade destaca importância do diálogo, apoio ao empreendedorismo e redução da carga tributária para impulsionar a …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Inadimplência dos consumidores de BH no mês de fevereiro fica abaixo da média nacional

Apesar do crescimento de 6,02% em fevereiro, capital mineira apresenta desempenho mais favorável que o país …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
MEI e Simples podem mudar: projeto avança e anima o setor de comércio e serviços 

Para a CDL/BH, caso o PLP 108/2021 seja aprovado em definitivo, haverá impacto positivo para as …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2026
Redução da Selic é vista como um ‘respiro’ para o setor de comércio e serviços

Para a CDL/BH, queda é um bom caminho para a retomada de investimentos, melhora no acesso …