Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Atenção aos boletos bancários recebidos!

Apoio ao Comércio


Recentemente, alguns lojistas noticiaram à CDL/BH sobre o recebimento de boletos bancários que caracterizavam, quando da realização do pagamento, a contratação de serviços. A empresa que enviou tais boletos atua no ramo de informações cadastrais para análise de crédito, consta no site da empresa os seguintes serviços: localização de pessoa física e jurídica, restrições financeiras, protestos, cheques sem fundo, participações em empresas. O referido boleto representa uma proposta de filiação e todos os boletos recebidos têm o mesmo valor: R$ 382,50 (trezentos e oitenta e dois reais e cinquenta centavos).  


No principal site de reclamações do país, o Reclame Aqui, esta empresa possui mais de 400 (quatrocentas) reclamações e uma péssima avaliação dos consumidores, é considerada pela maioria dos usuários do site como “não recomendada”, haja vista a forma utilizada para prospecção de clientes.


Muitas reclamações no site Reclame Aqui questionam como foram obtidas as informações contendo nomes e endereços das empresas, ao responder às reclamações a empresa nega ter acesso ao banco de dados das Juntas Comerciais ou associações empresariais, afirma que tais dados são obtidos por meio de guias comerciais.


De acordo com o código de defesa do consumidor (CDC) todo produto/serviço ofertado deve ser claramente definido, com acesso a todas as informações ao consumidor, conforme prevê o princípio da transparência na relação de consumo.


Diante dessa situação, recomendamos aos lojistas que fiquem atentos aos boletos recebidos e, para não correr o risco de fazer um pagamento indevido ou contratarem um produto/serviço indesejado, sempre verifiquem com atenção os boletos recebidos.


 


Departamento Jurídico CDLBH


14/11/2018


Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …