Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Banco Central acerta em manter ritmo de redução da Selic, avalia SPC Brasil

Apoio ao Comércio

O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) considera positivo para a economia a decisão anunciada na noite desta quarta-feira pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central em manter o ritmo de redução da taxa básica de juros (Selic) em 1,0 ponto percentual. Agora em 9,25% ao ano, é a primeira vez que a Selic fica em um dígito desde o final de 2013.


 


“Atualmente, o espaço para queda nas taxas de juros é mais confortável, uma vez que tanto os preços livres quanto os preços administrados têm rodado abaixo da meta oficial. Na última vez em que a Selic estava em um dígito, há quase quatro anos, a inflação estava sendo puxada para baixo de maneira artificial pelos preços administrados, enquanto os preços livres permaneciam significativamente acima da meta”, explica o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.


 


A despeito da crise política e do cenário de imprevisibilidade no calendário das reformas no Congresso, Pellizzaro Junior avalia que a manutenção do ciclo de queda da Selic é justificada pela demanda ainda fraca, pelo recuo recente da inflação a um patamar abaixo da meta oficial e pelas expectativas devidamente ancoradas para esse ano e para o próximo – o que possibilitou, inclusive, a redução em 0,25 pp da meta oficial a partir de 2019.


 


Para Pellizzaro Junior, ainda há espaço para cortes de juros por conta da trajetória da inflação e da atividade econômica fraca, mas o ritmo de cortes deverá ser menor neste segundo semestre. “O ritmo de queda deve diminuir a partir de agora. O corte na próxima reunião em setembro dependerá do cenário econômico, da evolução ou contenção da crise política, do comportamento comedido da inflação e da aprovação de reformas. Por ora, o que se espera é uma redução do ritmo para 0,75 ponto percentual”, avalia o presidente.




Fonte: SPC Brasil


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …