Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Banco Central vai limitar tarifa cobrada nas operações com cartão de débito

Apoio ao Comércio


O Banco Central (BC) anunciou nesta segunda-feira, 26/03/2018, que passará a limitar, a partir de 1º de outubro de 2018, a tarifa do cartão de débito que as empresas credenciadoras que disponibilizam as máquinas de cobrança, como por exemplo, Cielo e Rede, cobram dos bancos. Atualmente, não há limite para essa tarifa. O objeto desta medida é baixar o custo do uso do cartão de débito e possibilitar redução de preços aos consumidores.


De acordo com o Banco Central, a expectativa é que a medida deve cortar custos dos comerciantes e, por consequência, reduzir preços ao consumidor. Isso acontece porque os lojistas precisam repassar às instituições financeiras um percentual do valor de cada compra paga com cartão de débito. Esse valor remunera tanto o banco (emissor) quanto a credenciadora.


Segundo circular do Banco Central, a tarifa de intercâmbio, ou seja, o percentual que o banco repassa à credenciadora, passarará a ser limitada a 0,50% do valor da compra feita com cartão de débito, na média. Além disso, a tarifa máxima será limitada a 0,80% do valor da transação.


Atualmente, segundo o diretor de Política Monetária do Banco Central, Reinaldo Le Grazie, a tarifa média de intercâmbio praticada no mercado é de 0,82%.


Segundo o Banco Central, essa medida vai ter impacto na chamada "taxa de desconto", que embute todos os valores cobrados nas operações com cartões de débito, ou seja, as tarifas cobradas pelas bandeiras, pelas credenciadoras e também pelos bancos.


Pode haver novos cortes na tarifa de intercâmbio futuramente, e a medida pode ser estendida também aos cartões de crédito, segundo o diretor de Política Monetária do Banco Central.


Fonte: Departamento Jurídico – CDL/BH

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …