Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

BH Novos Tempos

Apoio ao Comércio


O BH Novos Tempos é um movimento que tem o objetivo de oferecer e acompanhar a implementação de sugestões para o crescimento da Capital mineira. Em 2008, na época das eleições municipais, a CDL/BH juntamente com demais entidades e instituições de vários setores da economia de Belo Horizonte reuniram-se para colocar em prática o BH Novos Tempos.


No período, foram entregues aos candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), um conjunto de 107 propostas elaboradas pelo Movimento para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento do município. Um dos candidatos que recebeu as propostas foi o atual prefeito, Márcio Lacerda.


Na reunião realizada nesta quarta-feira, 16 de maio de 2012, na sede da CDL/BH, o presidente Bruno Falci propôs aos participantes do Movimento o envio de um ofício solicitando ao prefeito uma apresentação das ações realizadas em seu governo. “Foram várias reivindicações, propostas encaminhadas aos candidatos que fizemos na época e, agora desejamos saber quais delas foram realizadas”, explica Falci.


O ofício a ser enviado ao prefeito solicitará o agendamento de uma data para a realização de uma solenidade, em que a equipe de técnicos e secretários de PBH possa expor o que de fato foi realizado.


Uma nova reunião do BH Novos Tempos está marcada para o dia 20 de junho de 2012. Nesse encontro, o objetivo do grupo é iniciar a elaboração de uma nova proposta para ser entregue aos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte nas eleições deste ano.


Abaixo estão algumas das sugestões entregues aos candidatos à PBH em 2008. As propostas abrangem os temas: administração, assistência social, desenvolvimento urbano, economia, educação, integração metropolitana, meio ambiente, mobilidade, saúde, tecnologia, turismo, cultura e convenções.


• Administração


o Manter a constante interação do Executivo Municipal com as entidades/instituições, como já vem ocorrendo em administrações anteriores, por meio dos diversos Conselhos Municipais, avaliando sugestões e contribuições.


o Aplicar a Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, especialmente em relação a abertura, funcionamento e encerramento delas e quanto a compras governamentais.


o Promover a maior integração entre as secretarias municipais.


• Assistência Social


o Implantar efetivamente o Programa de Arquitetura e Engenharia Pública como instrumento fundamental de inclusão social.


o Cadastrar os moradores de rua, menores em situação de risco social e flanelinhas e buscar alternativas de inserção social para eles em parceria com empresas privadas e entidades sociais.


• Desenvolvimento Urbano


o Ampliar e manter o Projeto “Olho Vivo” que possui justificativa considerável pela redução do índice de criminalidade.


o Promover o mapeamento geográfico do município no sentido de viabilizar a identificação de ruas e logradouros por bairros, bem como, a determinação das regiões limítrofes dos diversos bairros da capital, de forma a tornar a cidade com melhor visibilidade para os munícipes e visitantes.


• Economia


o Criar uma Agência de Desenvolvimento visando atrair novos investimentos e turismo de negócios com a participação das entidades de classe, comprometendo-as com as ações de desenvolvimento da cidade.


o Apoiar a criação de um centro de logística, por meio de uma grande central de abastecimento e distribuição de mercadorias aproveitando ao máximo a localização privilegiada de Belo Horizonte.


• Educação


o Elaborar um plano regional de educação.


o Estimular a grafitagem, desestimulando a pichação, inclusive com a propositura de Lei Municipal regulamentando a questão.


• Integração Metropolitana


o Criar uma instância metropolitana de planejamento e gestão elaborando um plano diretor metropolitano.


o Criar a Metroplan – Agência de Transporte Metropolitano para gerir o sistema viário da Grande Belo Horizonte.


• Meio Ambiente


o Criar política de posturas que respeite o meio ambiente.


o Criar uma política de saneamento básico para toda a população de Belo Horizonte considerando que 28% da população do município não possui esse serviço essencial.


• Mobilidade


o Promover a maior mobilidade na cidade, viabilizando uma solução para as avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo, através do vetor-sul da capital. Para tanto, o Executivo Municipal deverá pensar em obras estruturantes para a cidade como um novo anel rodoviário (Rodoanel), que ajudaria na necessária reestruturação da lógica viária do município. Neste contexto, passam ainda a melhoria do transporte público, expansão do metrô e as intervenções viárias entre os municípios da RMBH, especialmente Nova Lima.


o Flexibilizar a Legislação Municipal em relação às exigências para a utilização dos afastamentos frontais dos imóveis comerciais, para fins de estacionamento, uma vez que a atual tornou-se impraticável em razão dos requisitos exigidos.


• Saúde


o Intensificar serviços de atendimento na área de oncologia e doenças cardiovasculares.


o Interligar, por meio da informatização, os órgãos de saúde facilitando o acesso ao prontuário dos pacientes para os postos de saúde e hospitais públicos, permitindo o intercâmbio de informações sobre o paciente e seu histórico.


• Tecnologia


o Criar um Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, objetivando tornar participativa e democrática a discussão sobre as políticas públicas de tecnologia e informação, de forma a entender as demandas do setor exteriorizadas pelos representantes das classes diretamente relacionadas.


o Transformar Belo Horizonte num centro de excelência de tecnologia, pois a dependência científica e tecnológica gera dependência econômica, política e cultural.


• Turismo, Cultura e Convenções


o Criar um Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, objetivando tornar participativa e democrática a discussão sobre as políticas públicas de tecnologia e informação, de forma a entender as demandas do setor exteriorizadas pelos representantes das classes diretamente relacionadas.


o Transformar Belo Horizonte num centro de excelência de tecnologia, pois a dependência científica e tecnológica gera dependência econômica, política e cultural.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
16 de abril de 2024
Pesquisa da CDL/BH mapeia intenção de compra  para o Dia das Mães 2024

Buscando entender a expectativa dos consumidores de Belo Horizonte com relação às vendas para o Dia …

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …