Notícias - 17 de abril de 2020 Campanha da CDL/BH repercute no país e faz governo e bancos se mexerem Atuação Social Após o lançamento da Campanha Juro Zero, através da qual a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte fez um alerta sobre a necessidade de que os bancos diminuam os juros enquanto durar a pandemia, diversos exemplos em todo o país já indicam que a iniciativa deu resultado. Nesta semana, o Ministério da Economia começou a estudar um modelo para socorrer pequenas e médias empresas do varejo. A proposta contempla empréstimos com recursos do tesouro nacional a lojistas que faturam até R$30 mil por mês. Os juros seguiriam apenas a correção da inflação. No setor privado também surgiram novidades. A mudança de postura de alguns bancos do país vai desde a redução de juros e a prorrogação de empréstimos até a construção de redes de solidariedade, como foi o caso do Itaú, que, além de anunciar a doação de R$ 1 bilhão de reais, lançou uma Frente de Combate ao Coronavírus. Até o final da última semana, os cinco maiores bancos do País – Itaú, Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Santander – já haviam renegociado R$ 130 bilhões de um total de R$ 200 bilhões em solicitações feitas após o início da crise provocada pela pandemia da covid-19. Nesta mesma linha, bancos menores também estão anunciando redução de juros. O Nubank, por exemplo, reduziu para 1,9% ao mês a taxa de juros do parcelado de seus cartões de crédito. De acordo com a companhia, o percentual representa um corte de 80% do valor que seria cobrado normalmente. No caso do Banco do Brasil, além da renegociação de empréstimos, o banco definiu também a prorrogação de dívidas para um prazo ainda maior que pode chegar até o dia 15 de agosto, a depender do setor para o qual ela foi contraída. Já o Santander anunciou que os clientes com parcelas de dívidas vencidas e não pagas desde o dia 16 de março de 2020, ou que tenham prestações a vencer até 15 de maio, poderão ter o prazo para o pagamento automaticamente prorrogado por até 60 dias, sem qualquer acréscimo. Além da carência, o valor das parcelas será mantido inalterado até o final do financiamento. O banco anunciou também abertura de linha de crédito com taxas de juros de 1% ao mês e 20 anos para pagar. O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, ressalta, no entanto, que a campanha ainda está longe de alcançar o seu objetivo. “Temos certeza que os bancos podem fazer muito mais ainda. Este são apenas alguns resultados que já colhemos. A campanha já conseguiu a adesão de outras CDLs de Minas e do Brasil. O movimento vai se fortalecer e vamos ter novas conquistas”, afirma. Publicações similares Atuação Social 13 de janeiro de 2022 S.O.S Chuvas Minas Gerais Entidades do setor produtivo da capital se unem para ajudar vítimas das chuvas em MG Objetivo … Atuação Social 26 de novembro de 2021 CDL/BH abre as portas para a exposição artística Jaguar Parade BH 2021 Alguma vez na vida, você já imaginou ver dezenas de onças-pintadas espalhadas pelas ruas da capital … Atuação Social 15 de junho de 2021 CDL/BH doa 100 elmos para auxiliar no tratamento da COVID-19 em Minas Gerais A CDL/BH doou hoje cem Elmos, nome dado aos capacetes que foram criados com o objetivo … Atuação Social 2 de junho de 2021 Instituições se mobilizam para premiar programas de capacitação a mulheres Nos últimos anos a violência contra a mulher atingiu números alarmantes. De acordo com o Ministério …