Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Carnaval BH 2019: Conheça a estrutura e o planejamento da maior festa de rua de Minas Gerais

Apoio ao Comércio

Na última quarta-feira, 27/02, a CDL/BH promoveu um café da manhã entre os empresários dos setores de comércio e serviços da capital e os órgãos públicos responsáveis pelo planejamento e segurança do Carnaval 2019 de Belo Horizonte.

Durante o encontro foram apresentadas informações de como será realizado o policiamento durante os dias da festa, o número do efetivo nas ruas, a estrutura montada pelos diversos órgãos para acompanhar os desfiles dos blocos, o planejamento para as alterações do trânsito, fechamento de vias e mobilidade urbana, além de como será feita a limpeza da cidade após os eventos.

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, é muito importante essa interlocução entre o comércio e os organizadores do Carnaval da cidade garantindo segurança e infraestrutura necessária para todos. “A cada ano que passa, o planejamento do Carnaval está melhor”.

O que dizem os órgãos públicos em relação ao Carnaval de Belo Horizonte:

Corpo de Bombeiros

“No município de BH, vamos trabalhar especificamente com cerca de mil homens nas ruas, oferecendo mais segurança aos foliões. Estaremos com os bombeiros distribuídos nos principais pontos de concentração de público para que possamos chegar até a população com maior velocidade, tendo um tempo de resposta menor. Teremos também cinco postos médicos avançados”.

Coronel Anderson Almeida – Comandante do Primeiro Comando Operacional de Bombeiros (1º COB)

Polícia Militar de Minas Gerais

“Teremos 8.500 mil policiais distribuídos em toda a capital, além do uso de drones para monitoramento de aglomerações, uso de plataformas elevadas de observação para que os policiais consigam, com câmeras extremamente potentes, identificar qualquer inicio de tumulto no meio da multidão. Nesse período do Carnaval o maior número de ocorrências são o extravio de documentos, os furtos e os pequenos roubos”.

Coronel Anderson de Oliveira – Comandante do Policiamento da Capital

Superintendência de Limpeza Urbana (SLU)

“Para garantir a limpeza da cidade tivemos um incremento de mais de 60% no número de garis trabalhando no Carnaval. Estamos saltando de 800 garis em 2018 para 1.256 mil garis em 2019. É importante frisar para a população que o planejamento ordinário da SLU não muda a coleta domiciliar, a varrição rotineira e a capina. Esses serviços não serão afetados pelo Carnaval”.

Pedro Assis Neto – Chefe de Departamento do Serviço de Limpeza da SLU

BHTrans

“Conseguimos definir quais as áreas que chamamos de zona de maior concentração.  Nesses pontos iremos realizar áreas de fechamento permanente durante todo o Carnaval, o que irá facilitar a questão da informação, pois esses locais irão funcionar da mesma forma todos os dias. A nossa rede de transporte público terá um esquema de funcionamento especifico para o Carnaval.

Deusuite Matos – Diretora de Ação Regional e Operacional da BHTrans

Polícia Civil de Minas Gerais

“Nosso objetivo é poder liberar, de uma forma mais rápida, as vítimas e também os policiais militares, que estarão realizando o policiamento extensivo. Além desta unidade na Praça da Estação, teremos uma delegacia móvel da Delegacia de Mulheres e o reforço na Delegacia de Menores, pois os estudos e estatísticas mostram que as ocorrências nessas áreas são as que acontecem com maior incidência no Carnaval”.

Dr. Wagner Sales – Chefe do 1° Departamento de Polícia Civil

 

Guarda Municipal de Belo Horizonte

“Teremos aproximadamente 3 mil homens nas ruas, o que significa um esforço extra nas atividades da Guarda Municipal para oferecer e aumentar a sensação de segurança para todos os participantes dos blocos carnavalescos. Iremos alocar efetivos direcionados a cada bloco e faremos um trabalho em conjunto com a  Polícia Militar afim da otimizar os recursos. Teremos em alguns pontos, guardas que falam mais de um idioma, como por exemplo no Mercado das Flores”.

Crislem Martins – Inspetor da Guarda Municipa

Entre os dias 2 a 5 de março, a Polícia Militar de Minas Gerais terá um posto provisório de registro de ocorrencia na sede da CDL/BH, no endereço: Av. João pinheiro, 495. Boa Viagem. Belo Borizonte.

Informações úteis:

Conheça toda a programação do carnaval.

Atendimendo Alerta de Documentos Perdidos (SOS Cidadão).

Veja o horário de funcionamento do comércio.

Dicas de segurança da Polícia Militar de Minas Gerais.

Informações sobre trânsito e transporte.

Aplicativo com horários e linhas de ônibus.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …