Notícias - 4 de agosto de 2021 CDL/BH participa de seminário do setor de eventos para discutir ações pós-pandemia Apoio ao Comércio Um dos setores mais prejudicados pela pandemia causada pela Covid-19 foi o de eventos. Segundo a Associação Brasileira dos Promotores de Evento (Abrape), mais de 350 mil eventos como shows, festas, congressos, rodeios, eventos esportivos e sociais, teatro, entre outros, não foram realizados. Isso causou um impacto de R$ 90 bilhões no faturamento da área, além do fechamento de cerca de um terço das empresas. Em 2021, a crise continua a assolar a área, que mesmo com a vacinação da população e com a retomada de alguns eventos, ainda não sabe como será a retomada dos eventos no Brasil e no mundo. Pensando em como superar esse momento, cerca de 60 agentes de todas as áreas da cadeia produtiva de eventos do nosso país se reuniu durante um seminário gratuito realizado entre os dias 02 e 04 de agosto, que teve como objetivo discutir a retomada de eventos, trazendo projeções para que o turismo volte a acontecer de forma gradativa, consciente e, especialmente, na criação de novas oportunidades para os profissionais do setor. A CDL/BH, representada pelo seu presidente, Marcelo de Souza e Silva, também esteve presente na roda de conversa. “Nestes quase 18 meses de pandemia, a vida cultural de Belo Horizonte, que ganhou uma efervescência especial na última década, praticamente ficou paralisada. Sabemos que toda retomada é complexa, lenta e requer muita dedicação e esforço de todas as partes. Os que precisamos, com urgência, são de ações públicas que estimulem a ampla e completa recuperação desses setores, que são os maiores responsáveis pelo PIB de Belo Horizonte”, disse. Ele ressaltou importância do cumprimento dos protocolos de higiene e, principalmente, completar o cronograma de vacina. “Realizar essas etapas é essencial para que comércio e eventos possam seguir levando cultura, entretenimento e serviços com segurança e qualidade para todos nós”. É o mesmo pensamento do organizador do evento, Aluizer Malab. De acordo com ele, é preciso que o setor crie novos produtos de eventos (presenciais, híbridos) amparados pelos protocolos de biossegurança e reinventar o que já existe ante às novas tendências de consumo, especialmente do turismo voltado ao entretenimento e ao lazer. “Temos que nivelar nosso comportamento com o objetivo de que possamos abarcar eventos maiores que trazem benefícios não só para o público, mas para fornecedores e o turismo, tendo, ao mesmo tempo, que ficarmos atentos com as novas regras impostas pela pandemia”, ressaltou. Publicações similares Apoio ao Comércio 18 de agosto de 2025 CDL/BH e Defensoria Pública disponibilizam vagas de emprego para pessoas em vulnerabilidade econômica e social Objetivo é conectar as oportunidades de trabalho disponíveis no setor de comércio e serviços aos cidadãos … Apoio ao Comércio 18 de agosto de 2025 Comércio comemora a sanção da Lei Municipal de Liberdade Econômica CDL/BH acompanhou a votação e mobilizou os vereadores para garantir a aprovação do Projeto de Lei A … Apoio ao Comércio 8 de agosto de 2025 Dia dos Pais em BH terá lojas cheias às vésperas da data e almoço em família Gastos com presentes e comemoração devem ficar em torno de R$ 500 A celebração do Dia … Apoio ao Comércio 28 de julho de 2025 Circuito Liberdade ganha nova atração Galeria Rampa, do Ponto Cultural CDL, inaugura o painel “Grande balcão belo-horizontino”, uma homenagem ao comércio, …