Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL/BH propõe mudanças no Código de Posturas

Apoio ao Comércio

A CDL/BH participou de várias audiências públicas, no mês de agosto, para debater possíveis alternativas e estratégias de modernização do Código de Posturas de Belo Horizonte.

As audiências foram promovidas pela Câmara Municipal de Belo Horizonte, por meio da Comissão Especial de Estudo sobre o Código de Posturas.

O Código de Posturas é uma das legislações urbanísticas da cidade e a política urbana afeta diretamente os setores de comércio e serviços. Alguns pontos tratados no Código são cruciais para as empresas, como engenhos de publicidade, conservação das calçadas, ocupação do espaço público, entre outros.

Com o objetivo de levar propostas que atendam aos interesses dos setores de comércio e serviços, a CDL/BH participou dos encontros e entregou sugestões para aperfeiçoar a legislação.

 

Engenhos de publicidade

A audiência pública que aconteceu no dia 19 de agosto, tratou dos critérios para instalação de engenhos de publicidade em vias públicas, terrenos e edificações do município. No encontro, a CDL/BH foi representada pelo vice-presidente Marcos Innecco.

Entre as propostas entregues pela CDL/BH está a exclusão da necessidade de renovação da licença para a instalação de engenho de publicidade, que hoje deve ser renovada de quatro em quatro anos.

Outra proposta é a inclusão dos engenhos que tenham área até 2,00m² na classificação simples e também das placas iluminadas, para auxílio da iluminação pública.

 

Calçadas

A reunião no dia 26 de agosto, tratou da manutenção de ruas, praças e passeios em Belo Horizonte. Os vice-presidentes Marcos Innecco e Marco Antônio Gaspar representaram a entidade.

Na oportunidade, foi cobrada a transferência para o Poder Público da responsabilidade pela manutenção das calçadas no Município de Belo Horizonte, conforme aprovado na IV Conferência Municipal de Políticas Urbanas.

Outra proposta é a de proibir qualquer atividade comercial exercida no passeio, inclusive a atividade dos artesãos e ambulantes, de forma a manter o passeio livre para os pedestres. Também encontra-se entre as sugestões a permissão para o estacionamento sobre calçadas, desde que o espaço para a passagem de pedestres seja respeitado.

 

Atividades em logradouros públicos

A próxima audiência pública para debater o Código de Posturas está prevista para acontecer no dia 09 de setembro, às 9h30, na Câmara Municipal de Belo Horizonte – Plenário Amynthas de Barros, e terá como tema as posturas referentes às atividades em logradouros públicos.

Foram convidados representantes dos pipoqueiros, das bancas de jornais e revistas, dos Caixeiros, dos Lavadores e Guardadores de Carros, entre outros. A reunião é aberta a todo o público interessado.

As observações e sugestões da CDL/BH foram encaminhadas formalmente à Comissão Especial de Estudo para Revisão do Código de Posturas e poderão ser incluídas no relatório final da comissão.

 

 

 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Última chance para motociclistas realizarem curso de pilotagem defensiva gratuitamente em 2024

Aulas serão realizadas até 30 de novembro e as vagas são limitadas. Na capacitação serão ensinadas …

Apoio ao Comércio
10 de outubro de 2024
Comércio de BH poderá funcionar no próximo sábado, 12, feriado de Nossa Senhora Aparecida

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que o comércio de Belo Horizonte …

Apoio ao Comércio
8 de outubro de 2024
Compras de última hora, busca por preço justo e ida às lojas físicas marcam Dia das Crianças em BH

Segundo pesquisa da CDL/BH, a movimentação às vésperas da data promete ser grande no comércio da …

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …