Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDL Jovem promove palestra sobre e-commerce

Apoio ao Comércio

'E-commerce na era dos multiformatos' foi tema de palestra ministrada na reunião quinzenal do CDL Jovem que ocorreu nesta quarta-feira, 17 de fevereiro, na sede da CDL/BH. O grupo recebeu a visita do empresário Fernando Bravo para abordar o assunto.


 


Bravo apresentou dados que mostram como o e-commerce vem crescendo no país e no mundo. Só no ano passado, ele foi responsável por R$43 bi negociados enquanto que em 2014 foram R$38,5 bi. O número de consumidores dessa modalidade também vem crescendo e em 2014 já somava 61,6 milhões no país.


 


O aumento da renda e ascensão de classes, bem como a expansão do crédito, difusão do acesso à internet e melhoria das larguras de banda, associados à redução do tempo de lazer e consumo, foram os principais fatores que propiciaram esse aumento. Por outro lado, a escassez da mão de obra, a valorização imobiliária, a verticalização de mercado e a busca por um diferencial competitivo fizeram com que as corporações investissem nesse modelo de negócio.


 


As vantagens do e-commerce, de acordo com Bravo, são inúmeras: otimização da infraestrutura, em que você fatura muito mais por metro quadrado; redução da capacidade ociosa, redução de custos, alcance e capilaridade, sustentação de mix, menor custo operacional, comodidade, segurança e agilidade para o consumidor. 


 


Mas também tem suas desvantagens: dificuldade nas venda por impulso, logística de entregas (100%), custos de empacotamento, riscos do segmento (trocas e devoluções), assumir responsabilidades do cliente, queda nas vendas nas vésperas das datas comemorativas, concorrência depreciativa, vulnerabilidade tecnológica, controle de estoques, dependência de ações de marketing para conversão. Além disso, ainda podem ocorrer falhas como vender sem estoque, não entregar no prazo, não entregar o produto certo.


 


Para Bravo, o e-commerce é um caminho sem volta e em sua visão em poucos anos o varejo se apresentará em multiformatos, e quem não se adaptar perderá espaços. Ele também acredita que em breve o comércio online se concentrará mais localmente, com um custo menor e mais próximo ao consumidor.


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …