Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

CDLBH homenageia empresários no Dia do Comerciante 2016

Apoio ao Comércio

Autoridades e empresários da capital mineira participaram no dia 19,  na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte da comemoração do Dia do Comerciante. A data foi marcada pela homenagem da CDL/BH a 27 empresários das noves regionais de Belo Horizonte com a “Medalha 16 de Julho” e autoridades e entidade, com a medalha “Amigo do Lojista”.
 
Os 27 empresários homenageados foram escolhidos por lojistas da região que se destacaram nas seguintes categorias:
 
Perseverança – reconhecimento a empresas antigas e tradicionais de Belo Horizonte que resistiram às mais diversas dificuldades.
 
Inovação – reconhecimento a empresas inovadoras que enfrentaram e venceram desafios com criatividade.
 
Liderança – reconhecimento a empresários capazes de motivar outros comerciantes na busca por melhorias e resultados para todas as empresas.
 
Para o presidente da CDL/BH, Bruno Falci, é importante lembrar aos empresários dos setores de comércio e serviços o papel relevante que ocupam na cadeia produtiva da economia. “O comerciante é símbolo de perseverança, inovação e liderança”, disse. “O comerciante, como bom brasileiro, como bom mineiro, é antes de tudo um resistente. Daí a sua perseverança, com capacidade de resistir às crises, que sucedem em nosso país”, completou.
 
Falci ressaltou que, para resistir e perseverar, os comerciantes têm que desenvolver outra característica: a inovação. “Nossa alma de brasileiro muito contribui, pois temos jogo de cintura, criatividade e capacidade de nos adaptarmos rapidamente às situações, sejam elas adversas ou favoráveis”, disse. “O comerciante usa toda a sua criatividade para descobrir novas possibilidades de negócio, novos nichos de mercados e novos caminhos para seguir em frente”, acrescentou. 
 
E para resistir e inovar, o comerciante precisa se relacionar, participar do meio no qual está inserido. Assim, ele desenvolve a liderança, outra característica do comerciante que também foi uma das categorias homenageadas. “O resultado da participação e do envolvimento do comerciante é o esforço para melhorar a vida de todas as pessoas. Afinal, o comércio está envolvido com os grandes temas da cidade que interessam à sociedade. O que interessa à cidade interessa ao comércio”, disse o presidente da CDL/BH.
 
As empresas homenageadas, divididas por regionais são:
 
Regional Barreiro: Elmo Calçados (Categoria Perseverança), Vítor Acessórios (Categoria Inovação) e Divino´s Calçados (Categoria Liderança).
 
 
 
Regional Centro-Sul: Babita (Categoria Perseverança), Vida Nua (Categoria Inovação) e Lullo Gelateria (Categoria Liderança). 
 
Regional Leste: Casa Pérola (Categoria Perseverança), O Boticário (Categoria Inovação) e Flower Power (Categoria Liderança).
 
Regional Nordeste: Estação da Casa (Categoria Perseverança), Supermercado Dia (Categoria Inovação) e DBS Pré-Moldados (Categoria Liderança).
 
Regional Noroeste: Padaria Veneza (Categoria Perseverança), 1100 Auto Peças (Categoria Inovação) e Santa Cruz Acabamentos (Categoria Liderança).
 
Regional Norte: Padaria Trigo Pinho (Categoria Perseverança), Academia Pratique Fitness (Categoria Inovação) e Divino Veículos (Categoria Liderança). 
 
Regional Oeste: Casa Helô (Categoria Perseverança), Verdemar (Categoria Inovação) e Let´s Sport (Categoria Liderança).
 
Regional Pampulha: Restaurante Fazendinha (Categoria Perseverança), Drogaria Araujo (Categoria Inovação) e Padaria Ping Pão (Categoria Liderança).
 
Regional Venda Nova: Niquini Veículos (Categoria Perseverança), Hermes Pardini (Categoria Inovação) e Super Latas (Categoria Liderança).
 
Amigo do Lojista – Foram homenageados com a medalha “Amigo do Lojista” entidades que  contribuíram para o desenvolvimento do comércio. São elas: Conselho Regional de Representantes Comerciais do Estado de Minas Gerais (Core-MG) e Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Empresas de Serviços Contábeis no Estado (Sescon-MG). 
 
A história – O comércio é uma atividade presente em todos os momentos da história da humanidade. No Brasil, a sua importância foi reconhecida em 1953, ano da criação do Dia do Comerciante, comemorado no dia 16 de julho. A data é uma homenagem ao nascimento de José Maria da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu, grande incentivador dos portos brasileiros ao comércio.
 
O comércio – Vocação natural de Belo Horizonte, o comércio junto com a área de serviços, forma o segmento produtivo que mais emprega e dinamiza o desenvolvimento econômico da capital. É responsável por mais de 70% do Produto Interno Bruto (PIB) de Belo Horizonte, o que  equivale a R$ 46 bilhões na economia da capital. Em Belo Horizonte, são mais de hum milhão de pessoas vivendo do comércio.  
 

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …