Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Certidão

Apoio ao Comércio


Conforme notícia publicada no dia 12/12/2016 no site do TJMG (www.tjmg.jus.br), as certidões positivas e negativas poderão ser emitidas online, por meio de requisição no próprio site do Tribunal.


 


Tal procedimento visa melhorar o atendimento ao público em geral, haja vista que antes de ser adotado tal procedimento o cidadão precisava se deslocar ao fórum por duas vezes: uma para solicitar a certidão e outra para buscá-la.


 


Com o novo procedimento as certidões negativas e positivas, que são comumente solicitadas para a admissão em empregos, posse em cargos, licitações, além de outras situações, podem ser emitidas de qualquer computador que possuam acesso a internet, agilizando o acesso à informação por parte do cidadão.


 


Para a emissão das certidões, o usuário deve acessar o site do TJMG e clicar no link “serviços para o cidadão”. O link irá direcionar o usuário a uma gama de serviços oferecidos, entre eles a emissão de certidões.


 


Selecionando a opção “emissão de certidão judicial”, o usuário poderá escolher a certidão a ser emitida. Após selecionar a comarca (cidade) onde deverão ser verificadas as informações, o sistema apresenta imediatamente a certidão, no caso de ser a mesma negativa. Após tal procedimento, basta ao cidadão imprimir o documento e apresentar a quem lhe solicitou as informações.


 


Além de proporcionar maior facilidade ao cidadão, tal procedimento visa ainda desafogar o atendimento do judiciário à população, que por muitas vezes é criticado pelo excesso de burocracia, passando a utilizar de meios mais práticos e modernos para prestar informações de direito do público.


 


 


ALEXANDRE DINELLI COUTO


ADVOGADO – CDL/BH

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …