Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Cinco passos para sua empresa atravessar a crise com segurança

Apoio ao Comércio


O CDL Jovem recebeu nesta quarta-feira (14), a visita do administrador e consultor Kepler Silva, que ministrou a palestra “Gestão de negócios em momentos de crise”, durante a reunião quinzenal do grupo, realizada na sede da CDL/BH.


Para o administrador, o cenário econômico brasileiro nos próximos dois anos será de recessão, com alta da inflação, inadimplência e desemprego, queda das vendas e acesso dificultado ao crédito. Não será fácil, mas é possível passar com segurança por este momento, seguindo alguns passos.


O primeiro passo é saber o quanto sua empresa está vulnerável à crise e esse grau de vulnerabilidade pode ser descoberto ao responder as seguintes perguntas:


– Conheço ou controlo os resultados do meu negócio? Ele dá lucro ou prejuízo?


– Qual o perfil do meu endividamento?


– Qual minha estrutura de custos? Tenho como cortar parte dele, onde e como impactará na redução das vendas?


– Meus clientes são fieis, entendendo meu diferencial e continuarão comigo?


Após esta análise, o segundo passo é saber como anda a saúde do seu negócio. A crise não chega da noite para o dia e é preciso saber observar as tendências, entender as pistas, conferir se os resultados estão em declínio para já começar a tomar medidas. 


Já o terceiro passo é a reorganização para o novo cenário. O consultor aconselha os empresários a focarem nas atividades que fazem melhor, desprezando partes menos importantes. “Quanto mais a empresa estiver focada em processos, produtos e mercados que adicionam real valor ao seu principal negócio, mais chances terá de passar bem pela crise”, afirma.


Outra dica importante é reorganizar o endividamento da empresa, por meio do alongamento do perfil da dívida, troca de dívidas mais caras por mais baratas ou venda de ativos para pagar empréstimos. Além disso, as organizações devem reduzir custos, traçando metas para isso, envolvendo os empregados, mas sem se descuidar das necessidades dos clientes.


Repensar a estratégia do negócio é o quarto passo. Segundo o especialista, nesta conjuntura é preciso fazer algo diferente e melhor. É importante pensar em novas estratégias para atrair e manter os clientes, oferecer maior valor agregado e inovação em processos ou produtos.


E por último, o quinto passo é assumir a responsabilidade, com uma liderança efetiva. O líder da organização precisa ganhar a atenção e o respeito das pessoas, mostrar que está no controle, criar um senso de urgência e estabelecer esse senso em toda a organização, além de criar uma atmosfera profissional e afeita ao trabalho.


 


Dálcia de Oliveira


Comunicação e Marketing da CDL/BH


Publicações similares

Apoio ao Comércio
19 de outubro de 2023
CONFIRA QUAIS SÃO AS INTENÇÕES DE COMPRAS DOS CONSUMIDORES PARA A BLACK FRIDAY 2023

Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para a Black Friday 2023, e te …

Apoio ao Comércio
26 de setembro de 2023
EXPECTATIVA DE MERCADO PARA O DIA DAS CRIANÇAS 2023

Com o objetivo de sondar as expectativas de vendas para o Dia das Crianças 2023, elaboramos …

Apoio ao Comércio
25 de setembro de 2023
CDL/BH APRESENTA PROPOSTAS PARA MINISTÉRIO DA MICRO E PEQUENA EMPRESA

A entidade propôs emendas para dar destaque maior às atividades de Comércio e Serviços nas MPEs …

Apoio ao Comércio
25 de setembro de 2023
PARA COMÉRCIO, REDUÇÃO DA SELIC VAI IMPULSIONAR VENDAS DO SUPER-TRIMESTRE 

CDL/BH acredita que crescimento da economia poderá ser mais robusto com nova taxa  O setor de comércio …