Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Cinco passos para sua empresa atravessar a crise com segurança

Apoio ao Comércio


O CDL Jovem recebeu nesta quarta-feira (14), a visita do administrador e consultor Kepler Silva, que ministrou a palestra “Gestão de negócios em momentos de crise”, durante a reunião quinzenal do grupo, realizada na sede da CDL/BH.


Para o administrador, o cenário econômico brasileiro nos próximos dois anos será de recessão, com alta da inflação, inadimplência e desemprego, queda das vendas e acesso dificultado ao crédito. Não será fácil, mas é possível passar com segurança por este momento, seguindo alguns passos.


O primeiro passo é saber o quanto sua empresa está vulnerável à crise e esse grau de vulnerabilidade pode ser descoberto ao responder as seguintes perguntas:


– Conheço ou controlo os resultados do meu negócio? Ele dá lucro ou prejuízo?


– Qual o perfil do meu endividamento?


– Qual minha estrutura de custos? Tenho como cortar parte dele, onde e como impactará na redução das vendas?


– Meus clientes são fieis, entendendo meu diferencial e continuarão comigo?


Após esta análise, o segundo passo é saber como anda a saúde do seu negócio. A crise não chega da noite para o dia e é preciso saber observar as tendências, entender as pistas, conferir se os resultados estão em declínio para já começar a tomar medidas. 


Já o terceiro passo é a reorganização para o novo cenário. O consultor aconselha os empresários a focarem nas atividades que fazem melhor, desprezando partes menos importantes. “Quanto mais a empresa estiver focada em processos, produtos e mercados que adicionam real valor ao seu principal negócio, mais chances terá de passar bem pela crise”, afirma.


Outra dica importante é reorganizar o endividamento da empresa, por meio do alongamento do perfil da dívida, troca de dívidas mais caras por mais baratas ou venda de ativos para pagar empréstimos. Além disso, as organizações devem reduzir custos, traçando metas para isso, envolvendo os empregados, mas sem se descuidar das necessidades dos clientes.


Repensar a estratégia do negócio é o quarto passo. Segundo o especialista, nesta conjuntura é preciso fazer algo diferente e melhor. É importante pensar em novas estratégias para atrair e manter os clientes, oferecer maior valor agregado e inovação em processos ou produtos.


E por último, o quinto passo é assumir a responsabilidade, com uma liderança efetiva. O líder da organização precisa ganhar a atenção e o respeito das pessoas, mostrar que está no controle, criar um senso de urgência e estabelecer esse senso em toda a organização, além de criar uma atmosfera profissional e afeita ao trabalho.


 


Dálcia de Oliveira


Comunicação e Marketing da CDL/BH


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …