Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Compras com cartões têm maior alta no 3º tri em mais de 2 anos

Apoio ao Comércio


As compras com cartões de crédito e débito no Brasil somaram 308 bilhões de reais no terceiro trimestre, crescimento de 9% em sobre mesma etapa do ano passado, no maior ritmo de expansão anual desde o segundo quarto de 2015, afirmou a entidade que representa o setor, Abecs.


No período, as compras com cartão de débito cresceram 11 por cento contra um ano antes, para 120 bilhões de reais, enquanto as pagas com cartão de crédito avançaram 7,6%, para cerca de 188 bilhões de reais.


No acumulado do ano até setembro, o crescimento do mercado sobre igual etapa de 2016 foi de 7,2%, a 888 bilhões de reais, com os cartões de crédito crescendo 5,9% (542,2 bilhões) e os de débito avançando 9,2% (345,7 bilhões).


A previsão da entidade para 2017 é de crescimento de próximo de 7,5% no volume e compras com cartões e de expansão de dois dígitos no ano que vem.


Segundo a Abecs, a taxa média do rotativo caiu 57 por cento desde março, quando o Banco Central estabeleceu em 30 dias o prazo máximo para uso dessa modalidade, uma das mais caras do país. Desde então, a taxa média anual do produto passou de 466,4 por cento (15,5% ao mês) para 201,1 por cento. (9,6%) em outubro.


 


Com base em dados do BC, de março a outubro o crédito movimentado pelo rotativo caiu de 16,8 bilhões para 13,3 bilhões de reais.


Fonte: Exame

Publicações similares

Apoio ao Comércio
8 de outubro de 2025
Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças

Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade …

Apoio ao Comércio
1 de outubro de 2025
Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora

Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o …

Apoio ao Comércio
29 de setembro de 2025
Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH

Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e …

Apoio ao Comércio
29 de setembro de 2025
Um novo sabor no Café Nice

Tradicional ponto turístico e gastronômico da capital mineira inicia novo capítulo Após 86 anos de história, …