Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Compras impulsivas: como evitar?

Apoio ao Comércio


Muitas pessoas aproveitam o fim e o início do ano para dar presentes, fazer compras e aproveitar as promoções e liquidações típicas dessa época.


E é justamente nesse momento que é necessário tomar cuidado com as compras por impulso, pois elas podem comprometer a nossa saúde financeira, e ninguém quer iniciar um novo ano com dívidas, não é?


Segundo uma pesquisa de 2015 do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), 41% dos consumidores entrevistados admitem que, sim, há situações em que compram coisas no calor do momento.


Portanto, quando estiver com dinheiro na mão, é importante estar atento a alguns comportamentos que podem evitar compras impulsivas. Veja, abaixo, 5 dicas que vão te ajudar a resolver esse problema de uma vez por todas!


1. Não seja enganado pelas promoções


Ao entrar em uma loja, é normal que sejamos atraídos pelos itens em promoção, afinal, teoricamente, eles têm preços mais baixos. Porém, todo cuidado é pouco ao comprar esses itens: muitas vezes, as empresas colocam a tarja de promoção, mas o preço continua o mesmo. Dessa forma, é preciso fazer pesquisa de preço e verificar se realmente aquele item está em promoção.


Outro problema das promoções é que é bem comum que elas gerem uma necessidade que não existe. Quem nunca comprou um item que não precisava só porque ele estava em promoção? Ou comprou uma quantidade exageradamente maior para obter um desconto? Então, sempre se pergunte qual é a real necessidade de um novo item na sua vida!


2. Não faça compras quando não estiver bem


Quando estamos muito tristes ou felizes tendemos a fazer coisas por impulso, principalmente as que nos dão prazer. Ao realizar uma compra, o cérebro libera dopamina, despertando a sensação de prazer, bem-estar e motivação.


Por isso, evite fazer compras quando o seu estado emocional estiver um pouco fora do normal. A dica também vale para quando você estiver com fome, já que alimentos e bebidas lideram os itens de compras impulsivas, segundo a pesquisa do SPC.


3. Organize uma lista de compras


Planejar uma lista com os itens que você precisa é uma boa forma de não cair em tentação e fazer uma compra consciente. Em um ambiente tranquilo, liste os produtos necessários e, ao chegar no estabelecimento, vá diretamente ao local das mercadorias. Não fique passeando dentro das lojas, pois isso gera perda de tempo e tira o foco dos itens que são essenciais para você.


4. Adie a compra


Ao se deparar com um produto muito atrativo, espere um dia antes de adquiri-lo. Direcione a atenção para outra atividade e deixe para realizar a compra no dia seguinte. Se, após esse tempo, você ainda quiser o produto e tiver condições financeiras para pagá-lo, faça a compra. Essa atitude faz com que você pense na real necessidade do item desejado, evitando compras impulsivas.


5. Limite a utilização de cartões de crédito


Cartões de crédito são uma facilidade no dia a dia, porém, eles devem ser bem utilizados para evitar um descontrole de finanças. Recomenda-se que você pague com cartão de crédito somente as compras de valor alto, que devem ser planejadas.


Para o dia a dia, é melhor utilizar dinheiro em espécie. Assim, você tem mais controle da quantidade gasta e não é surpreendido no momento de chegada da fatura.


6. Evite muitas parcelas


De parcela em parcela você pode perder o controle da sua fatura e acabar não conseguindo pagá-la. Evite parcelar as compras em muitas vezes, mesmo que as parcelas pareçam pequenas em um primeiro momento.


Esperamos que você siga as nossas dicas e possa ter controle sobre os seus gastos financeiros, evitando compras impulsivas. Se você tem outra dica para compartilhar, conte para a gente nos comentários!.


Fonte: Meu Bolso Felizhttp://meubolsofeliz.com.br/


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …