Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Conquistas e Desafios para o setor de Óticas em 2015

Apoio ao Comércio


A câmara setorial de óticas recebeu diversos associados durante a reunião realizada nesta terça-feira, 31, na sede da CDL/BH sob a presidência do diretor Davidson Cardoso. Ele informou aos presentes a conquista da Câmara, que conseguiu junto a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) a aceitação do diploma de Técnico em Ótica em casos de fiscalização. Assim também, no convênio com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o diploma será aceito nas vistorias fiscais.  


 


Durante a reunião, a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, apresentou o cenário econômico para 2015. Ela explicou que a previsão é que a inflação ultrapasse o teto da meta e chega a 8%. Outro ponto é o dólar que vem se mantendo em patamares elevados. Davidson Cardoso enxerga dois cenários diante disso. Um deles seria a diminuição das compras no exterior. “Com o dólar na casa dos R$3,30, pode ser que diminua a compra de óculos no exterior, o que seria uma oportunidade para nós”, explica.


 


A outra percepção do diretor é que, como muitos óculos possuem componentes importados, com o aumento do dólar a indústria não consiga segurar os preços e repasse isso para os varejistas. “Com esse aumento de preços, será que o consumidor terá condições de comprar?”, pergunta Cardoso, o que poderia ocasionar um desaquecimento do setor. 


 


Ana Paula Bastos entregou aos presentes um diagnóstico do setor de Óticas. De acordo com o relatório da área econômica da CDL/BH, atualmente, o comércio varejista de óticas de Belo Horizonte possui 411 estabelecimentos. Já em Minas Gerais são 2006, e no Brasil 20.356 lojas. Para Davidson, “esse número é baixo e pode indicar a informalidade e as vendas na internet que tem crescido cada vez mais”, concluiu.


 


Bráulio Filgueiras 


Comunicação e Marketing


 


Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …