Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Cônsul britânico conhece INVESTBH e destaca potencial de crescimento da capital

Apoio ao Comércio

Em encontro com a CDL/BH e TSX Invest, Lucas Brown demonstrou interesse em estreitar as relações de investimentos do Reino Unido com Belo Horizonte

O processo de implementação do InvestBH, programa de atração de investimentos para a capital mineira, segue o cronograma de apresentações aos stakeholders que possam se tornar futuros participantes e investidores do projeto. Na última terça-feira, 26, foi a vez do cônsul do Reino Unido em Minas Gerais, Lucas Brown, conhecer a proposta. 

Em reunião na sede da TSX Invest, empresa participante do projeto, o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva, o CEO da TSX Invest, Paulo Eduardo Pinto e o diretor comercial, Flávio Leite, além da equipe técnica da empresa, apresentaram ao cônsul os detalhes do projeto e também como pode ser a participação britânica em possíveis casos de investimentos do país na cidade. 

“O projeto está em fase de definição do modelo de agência mais adequado e construção da modalidade de governança e gestão. Ampliar, desde já, o diálogo e a participação de atores da sociedade e do mercado é fundamental para despertar o interesse por Belo Horizonte e Região Metropolitana”, destacou o presidente da CDL/BH.  

Brown mostrou-se interessado em fortalecer a ligação do Reino Unido com a capital mineira. “Sempre apresento Belo Horizonte aos possíveis investidores britânicos. A cidade possui qualidade de vida, força de trabalho capacitada e abriga algumas das melhores instituições de ensino do país. Ainda há muito o que ser potencializado aqui e ações como o InvestBH nos mostram que é possível fazer negócios no Brasil além dos tradicionais mercados”, analisou. 

Próximos passos

Após a finalização da etapa de diagnóstico da região e proposição do modelo de atuação, o InvestBH será implantado e terá a operação iniciada. A previsão é de que esse processo ocorra em até cinco meses. 

“O projeto será apresentado a 70 stakeholders que irão nos ajudar a analisar tendências de investimentos, identificar variáveis que vão potencializar as estratégias e monitorar os movimentos de regiões concorrentes”, explicou o diretor comercial da TSX Invest. Ainda segundo ele, nesta aproximação com os stakeholders também serão avaliados quais setores podem trazer mais ganhos para a economia local. 

De acordo com Paulo Eduardo Pinto, serão mapeadas 40 opções de setores viáveis para aporte e, posteriormente, selecionados cinco prioritários que vão nortear a linha de investimentos. “A ideia é atrair investidores de qualidade, que estejam comprometidos com a manutenção e a diversificação das atividades econômicas”, pontuou. 

Sobre o  InvestBH

O  InvestBH é um programa do terceiro setor que, de forma autônoma, irá potencializar Belo Horizonte como um vetor de desenvolvimento para Minas Gerais. O objetivo é aprimorar a relação entre setores público e privado em busca de geração de negócios, oportunidades, emprego, renda e, principalmente, desenvolvimento econômico. A agência será destinada aos empresários dos setores de comércio e serviços, turismo, eventos, tecnologia, economia digital e áreas ligadas à saúde.

A ação é uma parceria da CDL/BH com o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Invest Minas (agência de promoção de investimentos do estado) e TSX Invest, braço da TSX Group especializada em criação de agências que atuam na atração e na promoção de investimento privado para o desenvolvimento de regiões e cidades.

Atuação

Dentre as atividades que serão realizadas pelo InvestBH estão a consultoria de negócios, mapeamento de oportunidades de investimento, inteligência e facilitação de investimento, promoção de território, defesa da causa e inovação.

A futura agência terá sua atenção voltada para os setores que compõem a base de nossa economia: comércio e serviços, turismo de negócios, saúde e inovação. “Somos a segunda cidade do país com o maior número de startups. 9,5% do total nacional estão em nossa cidade. Possuímos um forte ecossistema de inovação e esse cenário precisa ser impulsionado a gerar emprego e renda”, analisa o presidente da CDL/BH.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site: www.investbelohorizonte.com.br

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …