Notícias - 10 de junho de 2016 Desmitificar a inovação nas empresas Apoio ao Comércio Uma das maiores dificuldades das empresas é sair do senso comum e inovar os seus negócios. Para direcionar o olhar dos empresários neste sentido, o conselho consultivo da CDL/BH recebeu o presidente da Troposlab, Paulo Renato Cabral, para apresentar a palestra Desmitificar a Inovação nas empresas. A palestra foi realizada na CDL/BH nesta quinta-feira, dia 09 de junho. Segundo Cabral, normalmente os empresários são muito apegados aos seus produtos e serviços, o que dificulta a inovação. Eles se esquecem de ouvir o consumidor, que é quem consome e modela o mercado. “Atendimento, qualidade e marca sempre serão diferenciais, mas a forma de oferecer o produto está mudando. A grande revolução disso se deve a internet, uma das maiores inovações da humanidade”, fala. Aliado a isso, percebemos uma revolução muito grande no mercado e no cotidiano das pessoas. Hoje, as empresas não conseguem mais resolver seus problemas de crescimento lucrativo e sustentado apenas com as técnicas tradicionais de gestão. Neste contexto, empresas como airbnb, uber e alibabá estão desbancando modelos tradicionais de negócios. “Talvez, as técnicas de gestão e vendas, que aprendemos, não sejam mais suficientes. A inovação pode ser uma nova forma de criar um modelo de negócio diferenciado e fazer sucesso”, explica Cabral. A inovação precisa seguir dois requisitos: o primeiro deles é atender as demandas dos consumidores, e o segundo é conseguir ganhar dinheiro com isso. Para atender a demanda do consumidor, Cabral cita duas dicas fundamentais. Uma delas é se colocar no lugar do cliente e viver um dia na pele dele. O que ele pensa, fala, faz, quais suas ideais de soluções. Assim, você começa a perceber o que pode mudar. “A segunda dica é dialogar com as novas gerações, temos que romper essas barreiras, deixar os preconceitos de lado e ouvi-los, conclui. Bráulio Filgueiras Comunicação e Marketing Publicações similares Apoio ao Comércio 16 de abril de 2025 CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz … Apoio ao Comércio 25 de fevereiro de 2025 Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho … Apoio ao Comércio 24 de fevereiro de 2025 Carnaval de Belo Horizonte 2025: Tudo o que você precisa saber para curtir com segurança e responsabilidade O Carnaval de Belo Horizonte 2025 está chegando e, para garantir uma experiência segura e organizada … Apoio ao Comércio 20 de fevereiro de 2025 Belo-horizontinos pretendem investir R$ 170 em fantasias para o Carnaval Pesquisa da CDL/BH com consumidores da cidade revela que foliões estão dispostos a gastar cerca de …