Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Empresários da regional Centro-Sul participam dos Encontros Empresariais da CDL/BH

Apoio ao Comércio


Os empresários da regional Centro-Sul participaram, nessa quarta-feira, dia 02 de outubro, da palestra “Inovação e Tendências para o varejo”, por meio dos Encontros Empresariais Regionais. O evento, promovido pela CDL/BH e o Sebrae-MG, foi realizado no Mercado Central e teve como objetivo desmistificar, sensibilizar e aproximar os participantes em relação à ideia de inovação para o setor varejista.


 


Quem deu as boas-vindas aos empresários foi o vice-presidente da CDL/BH, Fausto Izac, responsável pela abertura do encontro. Após a fala inicial dele, a palestrante Sara Aquino, que já trabalhou como agente local de inovação do Sebrae-MG, além de ser co-autora do Canvas da Inovação, apresentou os temas “Desafios para o pequeno varejo”;  “Tendências de futuro para o pequeno varejo” e “Inovação como solução”. 


 


Durante a exposição, ela deu exemplos de alguns casos em que empresários conseguiram inovar o próprio negócio ao observarem às novas tendências do mercado, como a revolução das compras por dispositivos móveis, produtos ligados à sustentabilidade e o de oferecer novas experiências aos consumidores ao entender o que eles, de fato, desejam.


 


“Conheço uma loja de roupas que inovou por meio da revenda. Os proprietários permitem que os clientes que tenham comprado peças por lá troquem, de graça, por outras usadas. Isso porque eles identificaram que os consumidores se cansam de utilizar sempre os mesmos trajes. Além disso, os freguêses  podem optar por ganharem descontos em novos modelos”, destaca Sara.


 


Ainda segundo a profisisonal, as pessoas pensam que para trazer algo novo para o seu negócio é necessário ter tecnologia de ponta, o que não é verdade. “Inovar é trazer algo diferente para o contexto da empresa que gere resultado”, esclarece.


 


Sara também apontou que o processo de inovação passa pelos seguintes passos: compreender o problema em que se quer solucionar, ouvir os clientes e funcionários, coletando feedbacks, além de ficar atento no que a concorrência está fazendo e, por último, testar essa possível solução, sempre com paciência para conseguir ter os resultados esperados.

Publicações similares

Apoio ao Comércio
30 de abril de 2025
Dia Livre de Impostos: ação contra altas cargas tributárias será no dia 29 de maio 

Objetivo é garantir um ambiente de negócios mais favorável, estimulando investimentos, produtividades e progresso para o …

Apoio ao Comércio
22 de abril de 2025
CDL/BH será patrocinadora da revitalização do Café Nice

Ícone histórico de Belo Horizonte, a cafeteria, inaugurada em 1939, continuará com as portas abertas como …

Apoio ao Comércio
16 de abril de 2025
CDL/BH defende reforço na iluminação pública para segurança e fortalecimento do comércio

Durante audiência pública na Câmara Municipal, entidade sugere medidas como instalação de novos pontos de luz …

Apoio ao Comércio
25 de fevereiro de 2025
Comércio de BH fechou 2024 com crescimento de 2,04%, o maior dos últimos quatro anos

Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que o bom desempenho do mercado de trabalho …