Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Entenda como funciona o novo rendimento da poupança

Apoio ao Comércio


O Governo Federal anunciou quinta-feira (3) uma mudança no rendimento da poupança, que entrou em vigor para os depósitos realizados a partir do dia 4 de abril. Desde 1991, a poupança apresentava rendimento de 6,17% a.a. + Taxa Referencial (TR); a partir de agora, o rendimento estará vinculado à taxa de juros básica (SELIC). Caso a SELIC se estabeleça em taxas iguais ou inferiores a 8,5%, o rendimento será de 70% desta taxa + TR. Caso a SELIC se estabeleça em taxas superiores a 8,5%, o rendimento permanecerá em 6,17% + TR. Não houve alterações quanto à isenção do imposto de renda.


O objetivo do governo com esta medida é criar condições para que o Banco Central reduza ainda mais a taxa de juros básica. A intenção do governo federal é que a SELIC atinja patamares similares aos de países desenvolvidos (que são mais reduzidas) até o final de 2014. A medida também é uma forma de reduzir as transferências dos investimentos em renda fixa para a poupança. Com taxas menos atrativas para a poupança, quem investe nos fundos de renda fixa não terá incentivos para mudar de modalidade. Este é um fator relevante visto que os fundos de renda fixa auxiliam o pagamento das dívidas do governo.


Segundo o Ministério da Fazenda, a poupança atualmente soma 100 milhões de cadernetas no Brasil, com o total de aplicações estimado acima de R$430 milhões.

 

Publicações similares

Notícias gerais
24 de maio de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES DAS CASAS LEGISLATIVAS DE 20 A 24 DE MAIO.

Ampliação de comércio nas ADEs; simplificação do Código de Posturas; 5G nas cidades do interior de …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …