Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

ESTAMOS DE OLHO: Confira os destaques da semana nas casas legislativas

Notícias gerais

A CDL/BH acompanha de perto os trabalhos no Legislativo e atua para incentivar as proposições e debates de interesse do setor de comércio e serviços.

Confira o que foi destaque nas casas legislativas nesta semana de 10 a 14 de abril.

PLs que oneram empreendimentos terão que apresentar estimativa de custo

Aprovado em votação definitiva no Plenário da Câmara Municipal de BH, nesta quinta-feira (13/4), o PL 356/2022, de autoria da vereadora Marcela Trópia (NOVO). O texto prevê que a apresentação de projetos de lei que onerem empreendimentos, criando novas despesas para o funcionamento regular das atividades, deverá ser acompanhada de relatório de impacto dos custos criados.

Com a aprovação em 2º turno, o projeto segue para análise do prefeito Fuad Noman (PSD), que pode sancionar ou vetar a proposta.

Adoção de áreas públicas por empresas

Os vereadores aprovaram em 2º turno a proposta que vai possibilitar a adoção por empresas privadas, além das áreas verdes municipais, também dos logradouros públicos. (PL 206/2021)

Além de ampliar o rol de possibilidades de adoção de áreas públicas, a iniciativa busca tornar o procedimento mais eficaz e célere, a fim de promover melhor cuidado da cidade.

A proposta é de autoria de Braulio Lara (Novo), Fernanda Pereira Altoé e Marcela Trópia (Novo) e recebeu 36 votos favoráveis. Segue agora para sanção ou veto do Executivo.

Aprovado projeto que facilita a doação de alimentos

O Plenário da Câmara Municipal de BH aprovou, na segunda-feira (10/04), o projeto que autoriza produtores e comerciantes de alimentos a doarem o excedente próprio para consumo a pessoas físicas ou jurídicas, sem necessidade de licença prévia do Executivo. (PL 308/2022)

A proposta incentiva as empresas a doarem os excedentes de alimentos, desde que em boas condições de consumo, para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade.

O texto encoraja a doação por potenciais doadores ao retirar a burocracia de licença prévia. Com isso, a medida evita o desperdício de alimentos e contribui para a segurança alimentar no Município.

Crachá obrigatório para seguranças

Nesta quinta-feira (13/04), os vereadores aprovaram em 1º turno o projeto que obriga o uso de crachá de identificação para profissionais de seguranças em casas noturnas, bares, restaurantes e outros locais que realizem eventos em Belo Horizonte. (PL 1232/2014)

O texto prevê multa de R$ 500,00 para estabelecimentos que descumprirem a norma. A multa será dobrada em caso de reincidência e, na terceira ocorrência, o estabelecimento terá o alvará de funcionamento cassado.

A proposta retorna para a avaliação das comissões em 2º turno.

“Vidas idosas importam”

Na quarta-feira (12/04), a Câmara criou uma premiação anual chamada “Prêmio Vidas Idosas Importam” (PR 368/2022). O prêmio visa homenagear ativistas e instituições que defendam os direitos da pessoa idosa e assegurem seu bem-estar, segurança e valorização.

Selo “Empresa Parceira da Mulher”

O Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou, nesta quarta-feira (12/04), projeto que cria o selo Empresa Parceira da Mulher. O projeto estabelece que o selo seja conferido às empresas que contribuem com ações e projetos em favor da valorização da mulher e que cumpram regularmente suas obrigações fiscais e responsabilidades sociais.

Debate sobre a criação da Semana Nacional da Mulher Empreendedora

A Comissão de Educação do Senado Federal debateu na segunda-feira (10/04) dois projetos que criam a Semana Nacional da Mulher Empreendedora. (PL 443/2022 e o PL 2458/2019)

O debate destacou que o acesso ao crédito ainda é o maior desafio para as empresárias, principalmente para as micro empreendedoras. Por isso, a criação de uma semana nacional voltada a debater o empreendedorismo feminino pode ser importante visando focar mais políticas públicas e iniciativas na área privada de ampliação do acesso ao crédito.

Lançamento da Frente Parlamentar do Setor de Serviços

Na terça-feira (10/04), foi lançada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar Mista do Setor de Serviços.

Segundo o coordenador da Frente, deputado Augusto Coutinho (Republicanos-PE), nesta legislatura a frente parlamentar terá como prioridade impedir o aumento de impostos para as atividades de prestação de serviços e de comércio na discussão da reforma tributária (PEC 45/19, da Câmara; e PEC 100/19, do Senado).


As informações dispostas têm como fonte: Agência Senado, Agência Câmara, Portal ALMG, PBH, Agência Minas.

Publicações similares

Notícias gerais
20 de janeiro de 2026
Crescimento da inadimplência em BH alerta para necessidade de controle financeiro

Alta das dívidas reflete juros elevados e consumo sazonal, aponta levantamento da CDL/BH. Entidade orienta consumidores …

Notícias gerais
19 de janeiro de 2026
Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira  O comércio varejista de Minas …

Notícias gerais
12 de janeiro de 2026
GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI SOBRE USO DE DADOS DE CLIENTES NO COMÉRCIO

No dia 07 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a Lei nº …

Notícias gerais
4 de dezembro de 2025
Natal BH Iluminada 2025: circuito transforma a cidade em um grande palco de experiência e turismo

Projeto democratiza a celebração natalina com atrações gratuitas na Praça Sete e grandes árvores pela capital Belo …