Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Expansão do crédito e redução dos juros continuam em agosto

Apoio ao Comércio


De acordo com dados do Banco Central, a oferta de crédito no sistema financeiro nacional continuou sua trajetória de expansão, com o saldo dos empréstimos e financiamentos do sistema financeiro atingindo R$ 2,211 trilhões no mês agosto. No ano, isto se traduz em uma ampliação de 8,9%. Desta forma, a proporção do volume de crédito em relação ao Produto Interno Bruto (PIB), alcançou o patamar de 51%, frente 50,8% em relação ao mês anterior e 46,6% em relação a agosto de 2011.


A taxa de juros para pessoas físicas continuou com a redução iniciada em março deste ano e chegou a 35,6% a.a., representando uma queda de -0,6% ante julho e de -8,2% na comparação com agosto do ano anterior. Seguindo esta última base de comparação, o spread bancário, (diferença entre a taxa de captação dos bancos e a cobrada dos clientes), reduziu-se em 6,0 pontos percentuais, alcançando 27,7% em agosto deste ano. A variação mensal foi de -0,7%. A inadimplência, por sua vez, permaneceu estável no mês de agosto em relação a julho, com uma taxa de 7,9% para pessoas físicas, mas, na comparação com agosto de 2011, houve aumento de 1,1 p.p (a taxa encontrava-se em 6,8% no período em questão).


Estes dados revelam que o governo tem prosseguido com a política de estímulo ao consumo como forma de promover o crescimento econômico, tendo em vista o atual contexto econômico de menor expansão; todavia, o aumento da inadimplência é uma consequência negativa deste processo que deve ser considerada.


 


Publicações similares

Notícias gerais
27 de março de 2024
PLANO DE REGULARIZAÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS: PROGRAMA DE PARCELAMENTO DE ICMS ENTRA EM VIGOR

Nesta quarta-feira, 27, foi publicada o Decreto nº 48.790/2024, que regulamenta a  Lei 26.612/2023 que instruiu …

Notícias gerais
27 de março de 2024
SAIBA AS REGRAS PARA O FUNCIONAMENTO DO COMÉRCIO NO FERIADO DA SEXTA-FEIRA SANTA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte – CDL/BH informa que o comércio de Belo …

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Notícias gerais
22 de março de 2024
ESTAMOS DE OLHO: CONFIRA OS DESTAQUES NAS CASAS LEGISLATIVAS

Modernização do Código de Posturas; Subcomissão para acompanhar regulamentação da reforma tributária; folga quinzenal aos domingos …