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Fidelizar seu cliente, é mais do que necessário

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Nesta crise econômica pela qual o Brasil está passando, os empreendedores devem, além de procurar outros nichos, garantir a fidelidade dos clientes que já possuem. Além de brindes, atenção especial e programas de recompensa, existem inúmeras possíveis alternativas. Todos nós gostamos de agrado e os consumidores gostam de perceber que também são beneficiados quando são fiéis a uma empresa. Confira alguns passos para manter o cliente sempre por perto


 


1. Interaja com o cliente em todos os canais 


 


As redes sociais surgiram para aproximar as empresas dos clientes. Reclamações, elogios e até brincadeiras encontraram, no Facebook e Twitter, espaços ideais para ligar pessoas a marcas. É importante investir na presença nesses canais, com uma comunicação criativa e atenciosa – mesmo que o feedback seja negativo. Nesse caso, há a oportunidade de ser proativo, reverter a situação e ainda fidelizar o consumidor. 


 


2. Premie a fidelidade 


 


Restaurantes são especialistas nisso: depois de comer dez vezes em um deles, ganha-se a 11ª refeição grátis. O aplicativo Guidu, por exemplo, é uma opção. Ao se associarem a ele, esses estabelecimentos dão aos clientes a possibilidade de acumular pontos com as compras, que depois são trocados por produtos. Essa estratégia pode ser transportada para outros segmentos. 


 


3. Escolha o brinde certo 


 


Cerca de 45% dos consumidores preferem marcas que dão brindes, segundo pesquisa da Agência96. No entanto, esse percentual cai muito quando os presentes são itens de cozinha – neste caso, apenas 8% se interessam, por isso é essencial identificar que tipo de produto pode agradar o cliente de determinada empresa.  


 


4. Ofereça benefícios 


 


Para se destacar, é preciso ir além do básico. Os empreendedores devem estar atentos às necessidades dos clientes. Quando se trabalha com produtos grandes, entregas e retiradas programadas oferecem comodidade ao consumidor. Esse serviço pode até mesmo ser disponibilizado como cortesia ao cliente assíduo. Outra ideia de sucesso garantido é ter uma área de recreação para crianças enquanto os pais realizam a compra.


 


 


 


Fonte:  WK3 Agência de Marketing e Publicidade  –   Editado 


 

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