Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Fique de olho no tipo de conta corrente ideal para você

Apoio ao Comércio


Um levantamento efetuado pela MasterCard em parceria com a Boston Consulting Group mostrou que, até 2017, o segmento de cartões pré-pagos movimentará cerca de US$ 18 bilhões no país. Será que você estará entre os usuários?


Segundo dados da controladora de cartões Acesso, os cartões pré-pagos são buscados especialmente para efetuar compras online, já que muitas lojas virtuais não aceitam o cartões de débito simples. No entanto, com a crescente necessidade de organizar as finanças, evitando gastar mais do que a renda familiar permite, além da dificuldade atual de se obter crédito, essa modalidade de cartão vem ganhando ainda mais espaço.


Como funciona o cartão pré-pago?


Você abastece o seu cartão com uma quantia e pode gastar até que o valor acabe. Isso inclui saques, pagamentos e compras. Quando tiver gasto tudo que havia colocado no cartão, não consegue mais efetuar nenhum débito, a não ser que recarregue-o. Ele pode ser adquirido via celular ou sites especializados, bastando um cadastro, o pagamento de uma taxa de emissão e uma recarga inicial. Os valores desta recarga inicial e da taxa de emissão variam de empresa para empresa, por isso é bom pesquisar.


A recarga do cartão pré-pago, por sua vez, pode ser feita por transferência, no caixa de alguns supermercados, via canais eletrônicos de bancos ou, ainda, através de um boleto.


Quando ele é vantajoso? São cinco os principais usos do cartão pré-pago:


1 – Colocar o orçamento em ordem


Com o cartão pré-pago não tem como usar mais do que o valor carregado. Na prática, isso significa que não há risco de ficar no vermelho, pagando os juros do cheque especial ou do rotativo de um cartão de crédito comum, que muitas vezes acontece quando utilizamos o cartão de crédito.


2 – Controlar um valor destinado à terceiros


Neste caso, o dono do cartão pode tanto usá-lo como forma de pagamento de mesada para os filhos como também uma maneira de pagar serviços domésticos, como, por exemplo, a faxineira.  Lembrando que a mesada é uma prática recomendada pelos especialistas apenas para crianças acima dos dez anos.


3 – Efetuar compras online quando não se possui conta bancária


Como muitos sites não permitem que as compras sejam efetuadas usando o cartão de débito e o cartão pré-pago possui uma bandeira, assim como o cartão de crédito, quem não tem conta bancária ou não tem cartão de crédito pode utilizar o pré-pago para compras em e-commerces e pagamento de assinaturas de serviços online.


4 – Segurança em viagens internacionais


Como é possível carregar seu cartão com moeda estrangeira, o pré-pago é uma boa forma de não precisar levar o dinheiro da viagem necessariamente em espécie. Além disso, utilizando o cartão de crédito você está sujeito à variação cambial entre o momento da compra e a emissão da fatura, algo que não ocorre com o pré-pago. Certifique-se apenas de escolher um internacional!


5 – Vale-presente


Embora menos comum, pode-se pedir um cartão pré-pago especialmente para presentear alguém, ou seja, em vez de dar um presente, você entrega à pessoa um cartão carregado com o montante desejado para que ela gaste da maneira que preferir.


Tarifas: a principal desvantagem


Sim, ter um cartão pré-pago é muito fácil e exige pouquíssima burocracia. No entanto, é preciso ficar de olho nas tarifas! Isso porque paga-se para emitir o cartão, para recarregá-lo e para fazer saques, além da mensalidade. Assim, dependendo do uso – por exemplo, se for fazer muitos saques ou tiver que recarregá-lo muitas vezes – ele pode deixar de ser vantajoso. Dependendo dos valores e do uso, compensa mais ter uma conta corrente sem limite de cheque especial ou mesmo uma conta poupança, que não cobra tarifas e permite um número específico de saques e transferências mensais.


Outra desvantagem é a impossibilidade de parcelar compras no cartão pré-pago, assim como efetuar compras em sites estrangeiros, dependendo do cartão escolhido, já que alguns cartões pré-pagos só efetuam compras em sites nacionais. Por isso fique de olho ao escolher seu cartão, para que não tenha dores de cabeça no final das contas!


Fonte: Meu Bolso Felizhttp://meubolsofeliz.com.br/

Publicações similares

Apoio ao Comércio
26 de março de 2024
APÓS 10 ANOS, VAREJO DE BELO HORIZONTE TEM O MELHOR MÊS DE JANEIRO 

Depois de uma década de recuo e períodos de crescimento tímido, setor reage positivamente às mudanças …

Apoio ao Comércio
19 de março de 2024
INTENÇÕES DE VENDAS PARA A PÁSCOA DE 2024

Buscando entender a expectativa dos lojistas de Belo Horizonte em relação às vendas para a páscoa, …

Apoio ao Comércio
14 de março de 2024
CONHEÇA O DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA AO CONSUMIDOR (DEACON) DA CDL/BH

A CDL/BH em 1988, de forma pioneira, antecipando-se ao Código de Defesa do Consumidor e criou …

Apoio ao Comércio
26 de janeiro de 2024
EMPRESÁRIO: VOCÊ SOFREU PREJUIZOS COM A CHUVA? SAIBA O QUE FAZER SE O SEU NEGÓCIO FOI ATINGIDO PELAS CHUVAS

Após as enchentes, os empresários atingidos podem buscar apoio como: Registro de Ocorrência junto à Defesa …