Notícias - 13 de dezembro de 2018 Franchising: o Brasil precisa dele Apoio ao Comércio O franchising impulsionou e continua impulsionando o empreendedorismo no Brasil, reduziu a informalidade dos pequenos negócios – consequentemente, arrecadando mais recursos – interferiu no índice de mortalidade das pequenas e médias empresas, e tem contribuído sobremaneira para a realização dos sonhos de mais de 150 mil empresários, entre franqueadores e franqueados, além de gerar perto de 1.200 mil empregos, de acordo com dados de 2017, num país com mais de 12 milhões de desempregados. O impacto desse modelo de expansão no desenvolvimento do país e dos negócios tem sido muito positivo e, diga-se de passagem, o grande movimento ainda está por vir. É verdade que os modelos replicáveis e inspirados no negócio criado por Ray Croc, Mc Donalds continuam em franca expansão e inspirando empreendedores em todos os continentes, estes inovando cada vez mais em formatos, produtos e receitas. Estamos de fato vivendo no Brasil um verdadeiro boom das hamburguerias. O franchising já se consolidou como um modelo de expansão líquido, que permeia por todos os segmentos e portes de negócios, nos mais diversos mercados e perfis de clientes. Perto de 3000 empresários, desde os grandes players que atuam no franchising até os pequenos, com redes formada por micros e pequenos negócios, já testaram e comprovaram a eficiência do modelo. Os empresários mais inovadores e ágeis estão se dando muito bem, outros estão em processo de desenvolvimento e de melhoria do seu modelo de gestão da rede. Há ainda muitos que estão pretendendo experimentar e estão buscando orientação de especialistas para não errarem. O franchising agora está sendo a base para negócios se estruturarem como uma verdadeira plataforma e viverá um novo momento. As redes que já avançaram na transformação de seus negócios para a era digital vão sair na frente, um verdadeiro gol para o crescimento exponencial. O mais difícil já fizeram, já atuam em rede, com condições de gerarem conexões e explorarem ideias, conceitos, conhecimentos e as boas práticas da rede em prol do negócio como um todo, e o melhor, girar a roda muito mais rápido, beneficiando franqueados, clientes, fornecedores, franqueadores e a comunidade onde estão inseridos. Existe um caminho a ser percorrido pelos empresários para atuarem com esse modelo de expansão. Estratégias e processos precisam ser bem definidos, além do entendimento de que liderar uma rede franquias com franqueados dos mais diversos perfis vai exigir uma organização descentralizada, uma liderança com perfil e competências para atuar num ambiente de diversidade e de celebração das diferenças. O que o governo deixa de fazer pelo pequeno empresário, sem desmerecer nenhuma atuação do sistema “S” (Sesc, Senai, Sesi e Sebrae), e outros programas criados para incentivar e financiar o empreendedorismo, o franchising vem fazendo e dando um show de exemplos de como crescer, ocupar mercado, melhorar o varejo e a indústria como um todo. Empresários bem estruturados definem e implantam conceitos inovadores e vencedores, oferecem oportunidades a empreendedores ávidos por um negócio próprio, com capital – não interessa o quanto, porque tem para todos os bolsos – e com força de trabalho para se dedicarem com afinco à marca que acreditam Fonte : Mercado&Consumo – Artigo: Marcos Hirai Publicações similares Apoio ao Comércio 8 de outubro de 2025 Preço baixo, bom atendimento e qualidade do produto são determinantes para compras no Dia das Crianças Pesquisa da CDL/BH mostra que para atender às demandas, lojistas vão investir em mídias sociais, facilidade … Apoio ao Comércio 1 de outubro de 2025 Dia das Crianças em BH: consumidores devem priorizar pagamento à vista e realizar compras de última hora Pesquisa da CDL/BH mostra que tíquete médio será de R$ 206 e lojas físicas serão o … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Dia das Crianças abre ‘supertrimestre’ do varejo e deve injetar R$ 2,35 bilhões na economia de BH Pesquisa da CDL/BH apontou que os lojistas da capital mineira estão otimistas com as vendas e … Apoio ao Comércio 29 de setembro de 2025 Um novo sabor no Café Nice Tradicional ponto turístico e gastronômico da capital mineira inicia novo capítulo Após 86 anos de história, …