Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Inflação oficial de setembro registra a maior alta em nove anos.

Apoio ao Comércio


O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) no dia 5 de outubro, registrou alta de 0,57% em setembro, a maior para o mês nos últimos nove anos. No acumulado do ano, o índice registrou alta de 3,77%, abaixo dos 4,97% registrados no mesmo período do ano anterior, e no acumulado dos últimos doze meses o índice ficou em 5,28%.


 


O grupo Alimentação e Bebidas foi o que teve a maior alta, de 1,26%, e consequentemente a maior influencia no resultado geral. Isso foi causado principalmente pelos problemas climáticos nos Estados Unidos e no Brasil. Segundo o IBGE, mesmo que haja uma melhora no clima, a pressão sobre os preços não deve ceder no curto prazo 


 


Logo após o grupo de alimentos vieram Vestuário (0,89%), Despesas Pessoais (0,73%), Habitação (0,71%), Saúde e Cuidados Pessoais (0,32%), Artigos de Residência (0,18%), Educação (0,10%), e Comunicação (0,03%).  O único grupo a apresentar redução foi o de Transportes, com queda de -0,08%.


 


Com o resultado de setembro, vemos que o IPCA, que é considerado o índice oficial de inflação, está com uma tendência de alta e está cada vez mais distante do centro da meta do governo que é de 4,5%. Segundo o ultimo relatório Focus, publicado pelo Banco Central, o mercado espera que o IPCA termine o ano em 5,42%.


 


 Em Belo Horizonte, o IPCA registrou alta de 0,65% em setembro, quando comparado a agosto. No acumulado do ano, a inflação ficou em 4,40% e nos últimos doze meses em 5,72%.


 


 


Publicações similares

Notícias gerais
21 de maio de 2024
GASOLINA SERÁ VENDIDA COM VALOR REDUZIDO EM 35% NO DIA LIVRE DE IMPOSTOS

No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento …

Notícias gerais
21 de maio de 2024
COMÉRCIO DE BH ENCERROU PRIMEIRO BIMESTRE DE 2024 COM CRESCIMENTO

Movimentação turística e festas do período contribuíram para o resultado positivo. Na análise mensal, fevereiro obteve …

Notícias gerais
16 de maio de 2024
DIA LIVRE DE IMPOSTOS JÁ TEM DATA MARCADA

Ação contra altas cargas tributárias será realizada no dia 6 de junho em todo o país. …

Notícias gerais
10 de maio de 2024
REDUÇÃO DA SELIC É COMEMORADA POR COMÉRCIO

Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário …