Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Lei de Precificação e ações fiscalizatórias serão tema do XXVII Encontro do Procon-MG com Fornecedores

Apoio ao Comércio


 


Evento é destinado aos comerciantes de Belo Horizonte e região metropolitana 


 


O Procon-MG, por meio da Escola Estadual de Defesa do Consumidor e em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, realiza, no dia 15 de abril de 2014, das 19h às 22h, no auditório da CDL, situado na Avenida João Pinheiro, 495, bairro Funcionários, em Belo Horizonte, o XXVII Encontro do Procon-MG com Fornecedores, cujo tema será precificação.


 


O evento, com duração de 3h, será apresentado pela assessora jurídica do Procon-MG, Christiane Vieira Soares Pedersoli, e pela responsável pela Secretaria de Fiscalização do Procon-MG, Regina Sturm Vilela. Serão abordados a importância do Direito do Consumidor, o princípio da Informação/Obrigatoriedade da Precificação previstos no código de defesa do consumidor (Lei Federal 8078/90) e demais legislações vigentes sobre precificação, os órgãos de defesa do consumidor e suas respectivas atuações. Além disso, serão pontuadas as infrações mais comuns cometidas pelo comércio relacionadas ao tema e, ainda, apresentado o Programa Vitrine Legal.


 


Serão oferecidas 150 (cento e cinquenta) vagas, e as inscrições podem ser realizadas, até o dia 11 de abril de 2014, das 10h às 18h, pelos telefones (31) 3250-4695 e 3250-4696, ou por meio do correio eletrônico escolainscricao@mpmg.mp.br, informando nome e endereço completos, estabelecimento que representa, telefone e e-mail.


 


Sobre o Vitrine Legal


 


O Procon-MG deu início, no dia 19 de fevereiro de 2014, a uma ação articulada de combate à ausência de “precificação” de produtos e serviços ofertados no mercado de consumo mineiros, denominada “Vitrine Legal”, cujo slogan é “Vitrine legal tem preço!”


 


Primeiramente, o Procon-MG publicou uma recomendação aos fornecedores que atuam no Estado para que adotem a medidas necessárias para garantir a informação correta, clara e precisa sobre os preços dos produtos e serviços ofertados no mercado de consumo. Essa obrigação, apesar do foco da ação ser vitrine dos estabelecimentos, refere-se a todos os produtos e serviços ofertados. 


 


Em relação às entidades de fornecedores, como associações e sindicatos, será solicitada a constante divulgação da obrigação de se “precificar” corretamente todos os produtos e os serviços ofertados aos consumidores, inclusive, os dispostos em vitrines.  Em relação a tais entidades, será solicitado o auxílio para a constante divulgação sobre o direito do consumidor ter acesso pronto e correto aos preços. 


Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo correio eletrônico eedc@mpmg.mp.br ou pelos telefones acima mencionados.


 


Fonte: Escola Estadual de Defesa do Consumidor


 


 


Publicações similares

Notícias gerais
28 de janeiro de 2026
Proteção do turista é novidade do Carnaval de BH em 2026

Delegacia, que está instalada na Savassi, é uma parceria da CDL/BH com o Governo de Minas Gerais …

Apoio ao Comércio
28 de janeiro de 2026
CDL/BH esclarece sobre funcionamento do comércio na capital mineira durante o Carnaval

As lojas podem abrir no sábado e domingo, dias 14 e 15. Segunda e terça-feira não …

Notícias gerais
20 de janeiro de 2026
Crescimento da inadimplência em BH alerta para necessidade de controle financeiro

Alta das dívidas reflete juros elevados e consumo sazonal, aponta levantamento da CDL/BH. Entidade orienta consumidores …

Notícias gerais
19 de janeiro de 2026
Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira  O comércio varejista de Minas …